Programação online da Oficina Cultural Oswald de Andrade terá como foco o Cinema

A diversidade cinematográfica é um dos destaques da agenda de atividades virtuais da Oficina Cultural Oswald de Andrade, integrante do programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. Em julho, os públicos interessados por Cinema terão oportunidade de participar e aprender diferentes aplicações dessa linguagem. Toda a programação é gratuita.

Às terças-feiras de julho, a partir das 19h, serão realizados os Encontros: Bookscapes – conjugação entre as linguagens do desenho e cinema expandido. Bookscapes é uma proposição inédita dos artistas Edith Derdyk e Rodrigo Gontijo, tendo o livro “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, como pré-texto. Esse livro com ambiente distópico, mostrando opressões como a anti-intelectual nazista e de ficção científica dos anos 1950 funciona como base para a obra de Derdyk e Gontijo, os quais buscam reunir linguagens aparentemente opostas – a tecnologia do vídeo com a presença da mão na artesania do desenho – e chegar a uma performance audiovisual. A inscrição está aberta no link http://bit.ly/3g3hLdp.

A programação de Bookscapes está organizada em quatro encontros on-line: 3/07 será o “CineVivo: considerações sobre performances audiovisuais em circuito fechado”; 10/07 com “Desenho como partitura coreográfica para performances audiovisuais”; 17/07 voltado a “Paisagens Sonoras: Bookscapes convida Dudu Tsuda”, com a participação do músico Dudu Tsuda; e 24/07 com uma leitura compartilhada das experiências realizadas pelos participantes.

O Cinema também pode ser trabalhado a partir das influências do diretor e ator russo Constantin Stanislavski, que desenvolveu métodos de atuação no teatro nos séculos XIX e XX. O curso on-line “Atuação cinematográfica: um breve percurso de apropriações do Sistema Stanislavskiano” será realizado às quartas-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29 de julho, e dia 5 de agosto, das 14h às 17h, com a coordenação da atriz e cineasta Sabrina Greve. Inscrição deve ser feita por este link http://bit.ly/3hUTF6k.

O objetivo desse curso é abordar o desenvolvimento da atuação cinematográfica desde seus primórdios, partindo das apropriações do Sistema de Stanislavski para o cinema, sistema conhecido por estimular práticas autônomas, espontâneas e de improvisos dos atores. Dessa forma, serão utilizadas pesquisas de cineastas russos, entre eles, Kuleshov, Eisenstein e Pudovkin, além do intercâmbio de Stanislavski com a cena norte-americana, encontro que resultou na formação do Actors Studio que influenciou o cinema hollywoodiano.

Outro curso virtual será O Cinema brasileiro LGBT na juventude dos anos 80 às segundas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h. A coordenação será feita por Lufe Steffen, cineasta e roteirista que dirigiu filmes, entre eles, os documentários “São Paulo em Hi-Fi” e “A volta da Paulicéia Desvairada”. A inscrição está disponível por este link http://bit.ly/31cNJiW.

Essa atividade mostrará como a abertura política e o fim da ditadura militar brasileira em 1985 foram importantes para a expansão do cinema nacional, sobretudo a produção cinematográfica com temáticas e personagens LGBTs que ajudaram a colocar em pauta os debates sobre essa comunidade mais atuante nas diversas linguagens artísticas hoje em dia.

Diferentes técnicas usadas por alguns críticos de cinema e possibilidades de diálogo diante de uma obra estarão presentes no curso Introdução à crítica de Cinema, às terças e quintas-feiras, dias 7, 9, 14, 16, 21, 23 e 28 de julho, das 19h às 21h. Marcelo Lyra, jornalista especializado em História do Cinema e crítico de cinema, irá coordenar essa formação virtual com inscrição aberta por aqui: http://bit.ly/3hU3K37.

A evolução dos textos sobre a arte cinematográfica ao longo das últimas décadas, bem como o desenvolvimento da própria linguagem da sétima arte e os fatores que influenciam na apreciação de um filme completam a formação.

Essas e outras atividades de Oficinas Culturais estão disponíveis pelo http://poiesis.org.br/maiscultura/, hotsite voltado à programação cultural on-line dos espaços gerenciados pela Poiesis.

Serviço

Encontros: Bookscapes – conjugação entre as linguagens do desenho e cinema expandido
Coordenação: Edith Derdyk, Rodrigo Gontijo e Dudu Tsuda
7 a 28/07 – terças-feiras – 19h às 20h30
30 vagas | Grátis | Via Google Meet
Público: Interessados em geral | Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição aberta até 30/06: http://bit.ly/3g3hLdp

Curso On-line: Atuação cinematográfica: um breve percurso de apropriações do Sistema Stanislavskiano
Coordenação: Sabrina Greve
8/07 a 5/08 – quartas-feiras – 14h às 17h
40 vagas | Grátis | Via Google Meet
Público: Atores, diretores e interessados em geral, com ou sem conhecimento na linguagem audiovisual | Classificação indicativa: 18 anos
Seleção: Análise de currículo e Carta de interesse.
Inscrição aberta até 1/07: http://bit.ly/3hUTF6k

Curso on-line: O Cinema Brasileiro LGBT na juventude dos anos 80
Coordenação: Lufe Steffen
6 a 27/07 – segundas-feiras – 19h às 21h
25 vagas | Grátis | Via Google Meet
Público: interessados em geral | Classificação indicativa: 18 anos.
Inscrição até 5/07: http://bit.ly/31cNJiW

Curso On-line: Introdução à crítica de Cinema
Coordenação: Marcelo Lyra
7 a 28/07 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h
40 vagas | Grátis | Via Google Meet
Público: Estudantes de cinema e cinéfilos em geral | Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição aberta até 5/07: http://bit.ly/3hU3K37

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 || E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
http://www.oficinasculturais.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *