Podcast The Dropout volta com delatora da Theranos após quatro anos
O podcast The Dropout, produzido pela ABC News, lançou nesta terça-feira (3) um novo episódio dedicado ao caso de Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos. A publicação marca o retorno do programa à investigação sobre a empresária após quatro anos e acontece em meio à repercussão do documentário Tudo Pode Ser Visto, dirigido por Nathan Fielder e Lance Oppenheim.
O episódio é apresentado pela jornalista Rebecca Jarvis, correspondente de negócios, tecnologia e economia da ABC News, e conta com a participação de Erika Cheung, ex-funcionária da Theranos que esteve entre os denunciantes das irregularidades da empresa. Durante a conversa, Cheung comenta o novo documentário e a maneira como a história de Holmes é apresentada na produção.
Lançado originalmente em 2019, The Dropout investigou a ascensão e a queda da Theranos, empresa que prometia transformar a medicina com uma tecnologia capaz de realizar diversos exames utilizando pequenas amostras de sangue. A companhia atraiu investidores e alcançou grande valorização antes de ter suas práticas questionadas e se tornar alvo de investigações por fraude.
O podcast serviu de base para a minissérie The Dropout, lançada em 2022, na qual Amanda Seyfried interpretou Elizabeth Holmes. A atuação rendeu à atriz um Emmy e voltou a ganhar destaque com o documentário de Fielder e Oppenheim. Conforme revelaram os diretores de Tudo Pode Ser Visto, Seyfried não pretendia assumir novamente o papel, mas acabou participando das filmagens depois de uma reação espontânea às imagens da empresária.
Produzido pela A24, Tudo Pode Ser Visto acompanha os 34 dias anteriores à entrada de Holmes na prisão, em 2023, e os desdobramentos da história nos anos seguintes. Durante as gravações, Nathan Fielder conviveu com a empresária e seu companheiro, Billy Evans, em um período marcado pela aproximação do início da pena.
O comportamento de Holmes durante as filmagens também se tornou assunto entre os próprios cineastas. Em entrevistas recentes, Fielder e Oppenheim admitiram que ainda têm dúvidas sobre determinadas atitudes da empresária, mesmo depois de acompanharem sua rotina e revisarem o material gravado.
Condenada por quatro acusações de fraude contra investidores, Holmes recebeu uma sentença de 11 anos e três meses de prisão em 2022. O novo episódio de The Dropout retoma o caso pela perspectiva de uma das pessoas que denunciaram os problemas da Theranos, desta vez em resposta à abordagem apresentada no documentário.
O programa está disponível nas principais plataformas de áudio e pode ser encontrado na página oficial de The Dropout na ABC Audio. Já Tudo Pode Ser Visto estreia nos cinemas brasileiros em 26 de novembro de 2026, com distribuição da Sony Pictures.
