Festival de Cannes 2025: Confira todos os vencedores
O Festival de Cannes se encerrou neste sábado (24) e divulgou a sua lista de vencedores. It Was Just and Accident foi o principal vencedor do ano, com a Palma de Ouro. Esse foi a segunda produção do Irã a vencer o prêmio principal do festival; o primeiro foi Gosto de Cereja, de 1997.
O brasileiro O Agente Secreto, novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, também foi um dos destaques do evento, com dois prêmio: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Direção.
Veja abaixo todos os vencedores do ano.
- Palma de Ouro: It Was Just an Accident, de Jafar Panahi
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier
- Prêmio do Júri: Sirât, de Olivier Laxe e Sound of Falling, de Mascha Schilinski
- Melhor Diretor: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
- Melhor Atriz: Nadia Melitti, por The Little Sister
- Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
- Melhor Roteiro: Young Mothers, de Luc e Jean-Pierre Dardenne
- Prêmio Especial do Júri: Ressurection, de Bi Gan
- Câmera de Ouro (filme de estreia): The President’s Cake, de Hasan Hadi
Após ser exibido no Festival de Cannes, O Agente Secreto recebeu 13 minutos de aplausos do público. O filme também estava cotado para a Palma de Ouro, pois é um dos favoritos e mais aclamados do festival deste ano. Apesar de não ter ganhado o prêmio, O Agente Secreto venceu também o Prêmio da Crítica e Prêmio de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho.
O elenco de O Agente Secreto conta com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo. A direção e o roteiro são de Kleber Mendonça Filho.
Em O Agente Secreto, Moura interpreta Marcelo, professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Ele chega ao Recife na semana do Carnaval e descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.