Projeto Paradiso traz ao Brasil laboratório inédito para longas-metragens em estágio inicial de montagem

O Brasil acaba de ganhar uma versão inédita no país do laboratório First Cut Lab , com realização da Tatino Films e trazido ao Brasil pelo Projeto Paradiso. Idealizado por Matthieu Darras, ex-diretor artístico do Torino Film Lab, a iniciativa, que já recebeu 130 projetos de 40 países, é um programa de formação e consultoria voltado para mentorias de até três longas-metragens nacionais de ficção que estejam em estágio inicial de montagem. As inscrições estão abertas até o dia 14 de janeiro e os filmes selecionados serão divulgados em fevereiro de 2022.

First Cut Lab Paradiso Brazil acontece entre fevereiro e março de 2022, em datas agendadas previamente com a equipe de cada projeto, em formato online. Para participar é preciso apresentar um corte inicial do projeto com ao menos 60 minutos e não ter participado de programas de Work In Progress (WIP), além de dominar a língua inglesa. Durante o laboratório, a equipe selecionada – formada por diretor, produtor e, eventualmente, montador -, receberá mentorias individuais de especialistas e consultores internacionais da indústria cinematográfica, definidos de acordo com o perfil do projeto. São aceitos projetos de ficção de qualquer gênero.

“É uma honra para o Projeto Paradiso ajudar a trazer ao Brasil um laboratório de relevância internacional e oferecer às produções nacionais selecionadas uma estrutura criativa desafiadora. Será uma oportunidade incrível para que os diretores e produtores validem e revisem suas edições, e recebam feedbacks técnicos e individuais de um consultor para ampliar as perspectivas e explorar todo o potencial artístico de seus filmes. Esperamos ajudar as equipes a incrementarem o potencial de vendas dessas produções e a ampliarem as chances de participação em grandes festivais e mercados internacionais”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

Os diretores e produtores selecionados também vão integrar a Rede Paradiso de Talentos e poderão compartilhar suas experiências com outros produtores de conteúdos dentro do programa Paradiso Multiplica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *