Uncategorized

Quinta temporada de Game of Thrones tem queda de audiência

A quinta temporada de Game of Thrones começou batendo um recorde: foram 8 milhões de espectadores durante a premiere em abril. Desde então, entretanto, os números de audiência têm caído a cada semana.

Já no segundo episódio, a série perdeu cerca de 1.2 milhões de telespectadores. No sexto episódio, a queda fez a série atingir os 6.2 milhões de telespectadores. O episódio do último domingo caiu ainda mais, e agora a série atingiu 5,4 milhões de telespectadores.

Veja abaixo o gráfico que representa a audiência (em queda) da quinta temporada.

É muito comum que a série tenha queda de audiência após a premiere e tenha o número aumentado quando chega próxima da final, mas Game of Thrones sempre teve um histórico sólido de audiência ao longo de cada temporada.

No geral, as quatro primeiras temporadas de Game of Thrones seguiam com ganho lento de audiência, até ganhar um maior impulso no último episódio. Historicamente, o último episódio das quatro temporadas anteriores bateram a audiência do primeiro episódio de cada uma.

Até agora, a quinta temporada não está batendo nenhuma das marcas anteriores. A situação está feia, na verdade. Enquanto a audiência da série subiu a cada ano durante as quatro temporadas anteriores, a quinta temporada está prestes a chegar ao patamar da terceira.

Como é possível notar no gráfico, a queda foi bastante brusca entre os dois últimos episódios. E o penúltimo episódio foi um dos mais polêmicos. Após a cena em que Sansa foi estuprada por Ramsay, diversas pessoas afirmaram que deixariam de assistir a série. Coincidência?

Por outro lado, o fim de semana passado caiu em um feriado nos Estados Unidos, o Memorial Day. Além disso, os quatro primeiros episódios da temporada vazaram na internet dias antes da estreia na televisão, o que pode ter contribuído para a queda constante da audiência. Acredita-se que a queda também pode ter sido sentida após a HBO lançar o serviço de streaming autônomo HBO GO – a HBO afirma que o serviço de streaming aumentou consideravelmente para a quinta temporada de Game of Thrones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *