Música

Arca revela o álbum XXXXX em performance ao vivo de duas horas

Arca apresentou músicas inéditas de XXXXX, seu próximo álbum, durante uma transmissão realizada na quinta-feira (23) pelo Twitch e pelo YouTube. O disco será lançado em 31 de julho pela XL Recordings.

Com duas horas de duração, Diva.Experimental foi transmitida ao vivo de Barcelona e mostrou a artista venezuelana interpretando o álbum completo. A direção ficou a cargo de Daniel Sannwald.

A apresentação percorreu diferentes ambientes de uma fábrica abandonada e combinou elementos de show, produção audiovisual e arte performática em uma experiência contínua. O cenário industrial e a interação com as câmeras ajudaram a eliminar a separação tradicional entre palco e público.

Em “Willow”, Arca usou máscaras de aparência cibernética para abordar a perda de privacidade. Já “Grip” e “Tacondeando” exploraram relações e formas de intimidade atravessadas pela tecnologia.

A sequência formada por “Fxck” e “Finisher” marcou uma mudança na performance. A artista espalhou tinta e sangue cenográfico sobre uma tela enquanto abandonava gradualmente os elementos robóticos usados anteriormente.

O encerramento aconteceu ao som de “Sueño”, última faixa de XXXXX. Posicionada em forma de cruz, Arca concluiu a transmissão com uma cena construída em torno de sacrifício, transformação e renascimento.