Filmes

O Agente Secreto figura entre os 100 melhores filmes dos anos 2020, segundo o IndieWire

O thriller político brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi incluído na lista dos 100 melhores filmes dos anos 2020 pelo site norte-americano IndieWire. O longa ocupa a 90ª posição no ranking, sendo a única produção nacional mencionada entre obras internacionais como Duna: Parte Dois e A Substância.

Segundo o IndieWire, o filme é uma obra que “exuma o passado como base para uma história puramente ficcional”, valorizando “como a ficção pode ser ainda mais valiosa como veículo para a verdade”.

O Agente Secreto faz sua estreia mundial no Festival de Cannes, em 18 de maio de 2025, onde foi ovacionado por cerca de 13 minutos e conquistou quatro prêmios: Melhor Diretor, Melhor Ator (para Wagner Moura), Prêmio FIPRESCI e o Prix des Cinémas d’Art et Essai.

No elenco, Wagner Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife dos anos 1970 em busca de uma vida pacífica, mas se envolve em conspirações ligadas à ditadura militar. Também participam do filme nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Udo Kier e Thomás Aquino.

Dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho, o longa foi produzido nacionalmente — pela CinemaScópio — em coprodução com França, Alemanha e Holanda, enquanto a distribuidora brasileira é a Vitrine Filmes. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 6 de novembro de 2025.

Com essa repercussão, O Agente Secreto consolida-se como uma das grandes apostas do cinema brasileiro na temporada 2025 — e se torna um dos maiores destaques nacionais no circuito global de festivais e premiações.