Brian Wilson, líder dos Beach Boys, morre aos 82 anos
Brian Wilson, cofundador dos Beach Boys e um dos maiores gênios da música pop do século 20, morreu aos 82 anos nesta quarta-feira (11). A informação foi confirmada por sua família em nota oficial.
Reconhecido por sua sensibilidade musical, Wilson foi o principal compositor, arranjador e produtor do grupo californiano, responsável por clássicos como “God Only Knows”, “Wouldn’t It Be Nice” e “Good Vibrations”. Sua obra-prima, o álbum Pet Sounds (1966), é considerado um dos discos mais influentes da história da música.
O músico enfrentou sérios problemas de saúde mental ao longo da vida, incluindo diagnósticos de esquizofrenia e transtorno bipolar. Nos últimos anos, a saúde de Wilson se deteriorou. Em 2024, ele foi diagnosticado com demência e passou a viver sob tutela legal, após a morte de sua esposa, Melinda.
“Estamos com o coração partido. A música de Brian tocou milhões de pessoas em todo o mundo. Pedimos privacidade neste momento difícil”, divulgou a família dele.
Artistas como Elton John, John Cusack (que interpretou Wilson no cinema) e Nancy Sinatra prestaram homenagens, exaltando seu legado como compositor e produtor visionário.
Brian Wilson deixa três filhos e um legado imortal na música pop. Seu trabalho redefiniu os limites do estúdio de gravação e influenciou gerações de artistas.