Disney vence processo sobre direitos autorais de Moana
O júri de Los Angeles decidiu a favor da Disney na batalha judicial contra Buck Woodall. De acordo com o Deadline, o júri de seis mulheres e dois homens concluiu que John Musker e Ron Clements, criadores principais de Moana, nunca viram o trabalho de Woodall em Bucky the Surfer Boy.
Woodall tem ainda uma ação separada de violação de direitos autorais ainda em andamento, sobre a sequência da animação, Moana 2.
“Estamos incrivelmente orgulhosos do trabalho coletivo que foi feito na criação de ‘Moana’ e estamos satisfeitos que o júri tenha concluído que isso não teve nada a ver com as obras do autor”, declarou um porta-voz da Disney.
“Estamos obviamente desapontados com o veredito. Neste momento, estamos avaliando nossas opções para determinar o melhor caminho a seguir em relação aos recursos legais disponíveis para nosso cliente”, declarou Gustavo D. Lage, advogado de Woodall.
De acordo com Buck Woodall, a Disney copiou elementos do roteiro que ele escreveu para a animação Bucky. As duas obras se passam em uma aldeira polinésia e contam a história de adolescentes que embarcam em viagens para salvar seu lar, encontrando espíritos pelo caminho.
Ainda não há data para julgamento sobre a violação de direitos autorais em Moana 2.
