Game of Thrones: ator fala sobre seu fim na Batalha dos Bastardos
O que muita gente esperava aconteceu: Ramsay Bolton morreu em Game of Thrones, no episódio do último domingo, “Battle of the Bastards”. O exército de Ramsay foi derrotado, depois ele foi espancado por Jon Snow e, finalmente, alimentado com seus próprios cães com Sansa assistindo.
Sobre uma coisa dá para concordar: Iwan Rheon foi maravilhoso no papel de Ramsay. E não é só a gente que acha. “Eu amo o trabalho de Iwan”, disse Kit Harington, o Jon Snow. “Ele é um ator incrivelmente detalhado que criou um personagem notável e desprezível”. Muitos atores ficam tristes com a morte de seus personagens, mas Iwan concorda com tudo e acha que Ramsay merecia exatamente o que teve. Ele foi entrevistado pelo Entertainment Weekly.
O ator contou sobre o momento em que soube que seu personagem morreria. “Eu recebi metade dos roteiros, cinco episódios, e então recebi o telefonema. Eles [os criadores] brincaram: ‘Não é ótimo que Ramsay acaba no Trono de Ferro?’ Assim que eles falaram isso, eu falei: ‘Ele está morto, não é?’ É legal. Eu tive quatro adoráveis temporadas. Foi ótimo me envolver com uma série tão incrível. Eu acho que foi certo ele se acabar. Porque o que mais ele faria depois disso? Ele já fez tantas coisas. É justificado e é a coisa certa a fazer. É o caminho certo. Ele alcançou o seu pico. É bom para o público que ele saia nessa altura”.
– Confira a crítica do episódio 6×09 – “Battle of The Bastards”
Quando Jon Snow o desafia para uma batalha apenas entre os dois, Ramsay nega. “É realmente muito inteligente da parte de Ramsay. Ele gostaria de lutar com ele. Jon Snow tenta enrolá-lo. Mas Jon provavelmente vai vencê-lo e sabe disso. Ramsay sabe que Jon é ótimo com a espada. Ramsay pode ganhar, ele pode ter sorte, mas sabe que tem o dobro de soldados, então pensa: ‘Eu não preciso, vocês estão mortos.’ E sem os cavaleiros do Vale, estariam mesmo”, respondeu Iwan.
Então seria “injusto” com Ramsay, já que ele “ganhou” – estrategicamente, no campo de batalha, com a informação que tinha? Ele deveria sair vitorioso da batalha, mesmo que a gente não torça por isso? “Mas eu acho que foi justo e certo. Fico feliz que isso aconteceu como fã da série. Jon Snow precisa vencer, porque caso contrário não sobra nenhuma esperança no mundo. Mas é interessante que não é justo. E depois, Ramsay ainda pensa que ganhou. Ele é tão arrogante e seguro de si que pensa que vai ficar bem – até o último minuto. Ele sempre acha que vai ficar bem”, disse o ator.
E Iwan também adorou o fato de batalhar contra Snow. “Qualquer pssoa que me perguntava: ‘Quem você gostaria que Ramsay conhecesse?’ Minha resposta sempre foi: ‘Jon Snow’. Ele é a antítese de Ramsay. Eles são quase um yin e yang. Ambos vêm de lugares semelhantes, mas são muito diferentes. E mesmo sendo inimigos, os dois cresceram como bastardos, que é quase incompreensível, e agora os dois estão se enfrentando. Eles não poderiam ser mais diferentes, ainda assim similares”.
Sobre sua última cena com Sansa: “Eu acho que foi ótima. Foi uma boa cena. Deixa Sansa num momento interessante como personagem, porque Ramsay diz: ‘Eu estou dentro de você agora’ [Iwan estremece] É horrível, e eu acho que ele provavelmente fez algum dano. Ele ficou em sua cabeça. Mas eu acho que é bom também, porque é uma ótima cena para finalizar”. E sobre o seu final: “Me sinto muito sortudo de ter uma conclusão adequada. E é uma morte horrível. E muito irônica. Ele usava aqueles cães o tempo inteiro”.
Por fim, para se despedir do ator, ele falou sobre o que mais sentirá falta e a cena que mais gostou de filmar. “Eu acho que vou sentir falta de vir aqui e ver todo mundo trabalhando. E vou sentir falta de pegar um roteiro e sempre ter uma cena por temporada que me faz pensar: ‘Muito obrigado, muito obrigado, isso é uma beleza’. E a emoção de fazer essa cena. Normalmente há algumas, mas há uma cena imensa. Vai ser muito estranho não fazer isso. Vou realmente sentir falta de fazer parte disso. […] E a cena da quarta temporada em que me barbeava foi uma das minhas favoritas. E a cena desse episódio com todos os cavalos, ótimo set e Jon Snow de frente para ele. Foi um dia legal, cara, com aquela batalha e toda a tensão”.