[Crítica] Game of Thrones: 6×07 – The Broken Man
O 6×07 – “The Broken Man” de Game of Thrones foi um episódio mais leve dessa temporada. Ainda que Arya Stark (Maisie Williams) tenha sido esfaqueada (!). Mas comparado a outros episódios, inclusive dessa temporada, foi um dos episódios com menos movimento. Um dos focos da semana foi Jon Snow (Kit Harington) e Sansa (Sophie Turner) tentando conseguir apoio por todo o Norte para a batalha contra Ramsay Bolton (Iwan Rheon).
Agora faltam apenas três episódios para a temporada de Game of Thrones terminar e é uma pena que a série tenha perdido um pouco do ótimo ritmo que conseguiu na primeira metade. Mas o capítulo da semana também teve qualidades. Um destaque, claro, foi a volta do Cão de Caça (Rory McCann), que reapareceu antes mesmo da abertura da série. Sua última aparição foi no final da quarta temporada. Ele foi gravemente ferido por Brienne (Gwendoline Christie) e Arya o abandonou para morrer. Se ele realmente tinha morrido ainda era um mistério, ficou em aberto. Mas ele está vivo e certamente terá alguma função neste final da temporada.
As partes dele foram legais, embora sempre com um ar meio clichê. Ian McShane faz uma participação especial super curta como o Irmão Ray e logo morre. Sandor ficou levando uma vida pacata por pouco tempo. Não demorou até ele ser empurrado de volta à sua antiga vida de violência e brutalidades. O título do episódio “O Homem Quebrado”, em português, deve se referir a ele.
O Cão foi o maior foco desse episódio de Game of Thrones, mas achei que a melhor cena foi com Sansa e Jon, enquanto conversavam com Lyanna Mormont. Lyanna tem apenas 10 anos mas é super badass, corajosa e segura. Que tal ensinar um pouco a Tommen (Dean-Charles Chapman)? Hahahaha Amei a personagem e achei a cena o ponto alto do episódio. Depois de toda a negociação, ela aceitou ajudar Jon e Sansa. Só que ela tem 62 homens disponíveis. Bom… Melhor que zero! Hahaha
Também vimos Theon Greyjoy (Alfie Allen) claramente devastado por tudo o que já passou, destruído pela vida. Yara (Gemma Whelan) sabe disso, mas não aceita que seu irmão continue se afundando em sua própria tragédia. Theon claramente também é um “Homem Quebrado”, nome do episódio. Ela manda a real e diz que se ele acha que não consegue mais viver normalmente, deve se matar. Caso contrário, ela precisa dele. A ideia de Yara é ir até Meereen e fazer um acordo com Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).
Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) está ajudando os Frey a retomar Correrio de Blackfish. Os dois trocaram um bom diálogo, com Blackfish relembrando a promessa feita para Catelyn Stark. Cadê Arya e Sansa, afinal? Blackfish não quer entregar Correrio. Nem se houver ameaça de matar o seu sobrinho Edmure Tully.
Deu para entender que Sansa tem planos na manga. Apesar de estar trabalhando ao lado de Jon Snow, sempre fica claro que ela não conta tudo a ele. Nesse episódio, ela envia uma carta. Para quem? Imagino que Mindinho. E quem também tem um plano na manga é Margaery Tyrell (Natalie Dormer).
Não imaginamos que ela realmente tinha se convertido, mas nesse episódio de Game of Thrones ficou confirmado. Ela conversa com o Alto Pardal (Jonathan Pryce) normalmente, bancando a arrependida e a religiosa, sabendo recitar textos e tudo mais. Ao entender que sua avó Olenna pode estar em perigo, ela a aconselha a ir embora de Porto Real, mas tudo dentro do teatro de ter se convertido à Fé. Por estar com uma terceira pessoa no ambiente, que Margaery garante que é sua amiga e confidente, nada pode ser dito com todas as palavras. Então, com a expressão de seu rosto, Olenna, a Rainha dos Espinhos, entende que deve partir. E Margaery dá um bilhete a ela no momento em que aperta a sua mão. O pedaço de papel tem uma rosa escrita. Não entendeu? Veja aqui o que isso significa.
Antes de ir embora, Olenna, a Rainha dos Espinhos, manda a real para Cersei (Lena Headey) e relembra que foi ela quem desenhou a sua desgraça ao dar poder para a Fé Militante. Diante de fatos não há argumentos e Cersei não tem muito o que dizer sobre isso. Resta agora saber qual é o plano que Margaery tem em mente para se livrar e livrar seu irmão do Alto Pardal e da Fé Militante.
E Arya? Ela conseguiu o passaporte para ir embora de Braavos e voltar a Westeros. Andando com o seu rosto pelas ruas, acabou sendo esfaqueada pela Criança Abandonada. Que susto! Gelei na hora, porque a coisa parecia séria. Mas ela conseguiu fugir, mesmo sangrando muito. Não tô muito preocupada porque nem consigo pensar que Arya morreria, ainda mais assim, do nada. Vamos ver como ela vai se salvar. E se era realmente Arya ali, não é mesmo?
Como pontos positivos do episódio de Game of Thrones estão a volta do Cão, embora a forma do retorno pudesse ser melhor, o impasse entre Jaime e Blackfish, as dúvidas levantadas com a carta que Sansa enviou e, claro, o destaque: Lady Mormont. Arya sendo esfaqueada foi chocante, mas ela podia ser mais cuidadosa após abandonar o treinamento do nada, não é?
Nota: 3.5/5
– Confira a crítica sobre o episódio 6×01 – “The Red Woman”
– Confira a crítica sobre o episódio 6×02 – “Home”
– Confira a crítica sobre o episódio 6×03 – “Oathbreaker”
– Confira a crítica sobre o episódio 6×04 – “Book of the Stranger”
– Confira a crítica sobre o episódio 6×05 – “The Door”
– Confira a crítica sobre o episódio 6×06 – “Blood of My Blood”