Yorgos Lanthimos confirma pausa na carreira após o lançamento de Bugonia
O diretor Yorgos Lanthimos afirmou que pretende se afastar do cinema por um tempo depois do lançamento de seu novo filme, Bugonia. Em entrevista ao site Collider, o cineasta reconheceu o ritmo intenso de produção dos últimos anos e disse que chegou o momento de fazer uma pausa. “Acho que preciso de um descanso. Já disse isso antes, entre os outros três filmes, mas agora estou falando sério. Podem me cobrar”, declarou.
Conhecido por títulos como A Favorita, O Lagosta e Pobres Criaturas, Lanthimos explicou que o processo de filmagem de seus projetos costuma se sobrepor. Ele contou que gravou Tipos de Gentileza durante a fase de pós-produção de Pobres Criaturas e iniciou Bugonia logo depois, sem tempo de descanso. “Você encontra a vontade e a força, mas em algum momento elas se esgotam. Chegamos a esse ponto”, afirmou.
O diretor comentou ainda que sua sequência de trabalhos foi resultado de oportunidades que surgiram rapidamente. “Eu decido qual filme fazer quando um roteiro fica pronto, e é difícil deixar algo de lado quando já estamos envolvidos há tanto tempo. Por isso, acabei me forçando a continuar”, disse.
Baseado no longa sul-coreano Save the Green Planet! (2003), Bugonia é estrelado por Emma Stone e Jesse Plemons. A trama acompanha um homem e uma mulher que acreditam que a Terra está prestes a ser dominada por alienígenas disfarçados de humanos e decidem sequestrar um CEO que suspeitam ser um deles.
O filme estreia nos cinemas dos Estados Unidos no fim de outubro de 2025 e chegará ao Brasil em 27 de novembro, após ter seu lançamento adiado.
