Apocalipse nos Trópicos desponta como forte candidato ao Oscar 2026
O documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, aparece entre os favoritos à categoria de Melhor Documentário no Oscar 2026, segundo projeção de Scott Feinberg, editor de premiações do The Hollywood Reporter.
A obra investiga o crescimento da fé evangélica no Brasil nos últimos dez anos e seus impactos no cenário político e social. Por meio de entrevistas com lideranças como o pastor Silas Malafaia, além de ex-presidentes como Jair Bolsonaro e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário mostra como esse movimento religioso interage com decisões políticas e molda discursos públicos.
Em sua narrativa, Petra Costa assume também papel de narradora, articulando passado e presente para revelar contradições e desafios enfrentados por uma democracia jovem.
Apocalipse nos Trópicos estreou fora de competição no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em agosto de 2024. Nos cinemas brasileiros, chegou em 3 de julho, primeiro em São Paulo e Rio de Janeiro, e entrou no catálogo global da Netflix em 14 de julho de 2025.
O filme é dirigido e roteirizado por Petra Costa, com produção dela e de Alessandra Orofino.
Outros favoritos ao Oscar de Melhor Doc
Além de Apocalipse nos Trópicos, Scott Feinberg aponta outros documentários cotados para disputar o Oscar 2026: 2000 Metros para Andrivka (PBS), A Vizinha Perfeita (Netflix), Jayne Mansfield, Minha Mãe (HBO) e A Solução do Alabama (HBO).