Festival de Cannes: O Agente Secreto ganha prêmio da crítica
O Agente Secreto iniciou este sábado (24) vencendo dois prêmios paralelos do Festival de Cannes. O novo filme de Kleber Mendonça Filho foi o escolhido como melhor da seleção oficial pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo.
“Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins”, disse o júri.
O Agente Secreto também venceu o Prix des Cinémas Art et Essai, premiação realizada pelos exibidores que celebra o compromisso de cineastas com o circuito de cinemas. Nas duas últimas edições de Cannes, esse prêmio foi dado aos longas A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof, e La Chimera, de Alice Rohrwacher.
Após ser exibido no Festival de Cannes, O Agente Secreto recebeu 13 minutos de aplausos do público. O filme também estava cotado para a Palma de Ouro, pois é um dos favoritos e mais aclamados do festival deste ano. Apesar de não ter ganhado o prêmio, O Agente Secreto venceu também a categoria de Melhor Ator, para Wagner Moura, e Prêmio de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho.
O elenco de O Agente Secreto conta com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo. A direção e o roteiro são de Kleber Mendonça Filho.
Em O Agente Secreto, Moura interpreta Marcelo, professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Ele chega ao Recife na semana do Carnaval e descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.