Agenda

Programação Cinema da Fundação: 22 a 28 de maio de 2025

Saiu a programação da 21º semana do Cinema da Fundação em 2025!

Começando pela Mostra de Cinema Europeu, que conta com entrada gratuita. O francês Pequeno País narra a infância de um menino em Burundi que é destruída pela eclosão da guerra civil. Já o espanhol Histórias de Meninas acompanha a chegada de uma nova colega que transforma a vida de uma jovem criada em Zaragoza por sua mãe viúva. Por fim, o italiano Obrigado, Rapazes apresenta um ator desempregado que encontra sentido ao dirigir “Esperando Godot” com detentos, revelando o poder transformador do teatro na prisão.

Também gratuita, a sessão do programa de curtas-metragens Short Export – Made In Germany apresenta um panorama diversificado do cinema alemão contemporâneo com seis curtas selecionados, entre mais de 440 inscrições no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand.

A sessão Chama Curtas retorna este mês com a exibição de 12 curtas-metragens produzidos por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UNIAESO – Centro Universitário AESO Barros Melo (Olinda). A mostra celebra os 10 anos de criação do curso e será realizada na sala Derby, com entrada gratuita.

A Sala Derby abre as portas para duas estreias imperdíveis! Vencedor do Prêmio do Júri e o de Melhor Ator na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, o filme A História de Souleymane, de Boris Lojkine, estreia com sessões diárias. Já o  longa palestino Em Rumo a uma Terra Desconhecida, que venceu o prêmio SACD na Quinzena dos Realizadores de Cannes, ganha estreia nesta sexta-feira (23).

E também há novidade chegando à Sala Museu! Vencedor do prêmio de Melhor Primeira Obra no Festival de Cinema de Roma em 2024, o longa Adeus, Garoto, de Edgardo Pistone, acompanha Attilio, que aos 19 anos se apaixona por uma jovem prostituta enquanto enfrenta um dilema entre esse amor e a lealdade ao pai recém-saído da prisão.