Eu Não Choro estreia nos cinemas dia 20 de janeiro

EU NÃO CHORO fala das dificuldades enfrentadas por famílias separadas pela emigração, especialmente na vida de trabalhadores poloneses no exterior. O filme está centrado na personagem Olka, uma adolescente rebelde com mágoa do pai, que só está presente em sua vida por meio de transferências regulares de dinheiro. 

Olka tem 17 anos e vive com a mãe e o irmão deficiente em uma pequena cidade da Polônia. Seu pai trabalha em uma construção em Dublin e prometeu um carro à filha no seu aniversário de 18 anos. Olka quer ser taxista para sustentar a família, mas um telefonema informando o falecimento do seu pai em um acidente de trabalho suspende seu plano. Olka vai a Dublin buscar o corpo e conhece um mundo diferente. Na tentativa de se reconectar com o pai, ela vai à construtora, investiga documentos que podem garantir algum seguro para o traslado do cadáver e também para o seu carro.  Olka conversa com colegas de trabalho de seu pai e descobre que ele tinha uma namorada, Sara. Cuidar da burocracia para a volta à Polônia, localizar e se comunicar com Sara consolidam em Olka o comprometimento com o seu caráter digno e responsável. 

O roteiro é inspirado em uma história de pessoas muito próximas do diretor Piotr Domalewski. O fato de saber de uma adolescente que enfrentou uma tragédia em um ambiente totalmente desconhecido o motivou, porque ele mesmo passou anos tentando se comunicar com seu pai quando este estava apenas preocupado em garantir as necessidades materiais da família. Segundo o diretor, “no íntimo, a história de Olka é também sobre todos nós. A experiência de solidão em um mundo acelerado, a consciência de oportunidades perdidas e laços familiares afetados faz parte da vida de muitas pessoas, independente de nacionalidade ou idade”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *