Joni Mitchell lança performance ao vivo inédita gravada por Jimi Hendrix

O álbum duplo da performance ao vivo será lançado como parte do “Joni Mitchell Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)”, que apresenta quase seis horas de gravações inéditas.

Em 19 de Março de 1968, uma Joni Mitchell de 24 anos estava no meio de uma residência de duas semanas na Le Hibou Coffee House em Ottawa, Ontario, Canadá, tocando e recebendo críticas estrondosas em antecipação a seu álbum de estreia, Song To A Seagull, lançado poucos dias depois pela Reprise. Não muito antes de Mitchell subir ao palco, Jimi Hendrix estava terminando seu segundo show esgotado da noite no Capitol Theater, alguns quarteirões depois. Anteriormente naquele dia, Hendrix havia falado com Mitchell e se programado para gravá-la no registro em seu diário daquele dia: “falei com Joni Mitchell por telefone. Acho que vou gravá-la hoje à noite com meu excelente gravador de fita (bate na madeira) . . . hmmm . . . não consigo achar nenhuma madeira . . . tudo é plástico”.

Após suas duas performances da noite, como havia prometido, Hendrix entrou no Le Hibou com seu gravador de rolo e se ajoelhou em frente ao palco, sem ser percebido pela maioria, e gravou os dois shows de Mitchell daquela noite. Como havia também anotado em seu diário, Hendrix, como muitos outros na época, ficou hipnotizado por Mitchell: “garota fantástica com palavras divinas.”

A fita de Hendrix daquela noite foi roubada poucos dias depois, considerada perdida para sempre. A gravação foi recentemente descoberta em uma coleção privada que foi doada para a Library and Archives Canada (LAC) e devolvida a Mitchell. Agora, mais de 50 anos depois, as “palavras divinas” faladas por Hendrix serão lançadas em 29 de outubro como parte do “JONI MITCHELL ARCHIVES VOL. 2: THE REPRISE YEARS (1968-1971)”. Como prévia da gravação, a performance de Mitchel de “The Dawntreader” daquela noite está disponível digitalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *