Agenda

Mostra de Cinema de São Paulo terá vencedor de Cannes e filme de Spike Lee

A 42ª Mostra de Cinema de São Paulo terá três filmes que fizeram sucesso no Festival de Cannes deste ano em sua programação.




Assunto de Família, do diretor Hirokazu Kore-Eda, que venceu a Palma de Ouro, estará na programação. Infiltrado na Klan, filme de Spike Lee, baseado na história real de um policial negro que quer dissipar as ações do grupo racista Ku Klux Klan. Por fim, o filme 3 Faces, do iraniano Jafar Panahi. O diretor é preso político no Irã e não pode comparecer à estreia do seu filme no festival francês.

Assunto de Família foi o grande vencedor do ano no festival francês. Ele fala sobre a história de Osamu (Lily Franky) e Nobuyo (Sakura Ando), casal semimiserável que vive de pequenos golpes para sustentar os filhos. O pai pratica furtos em supermercados, a filha trabalha como tripper, a pensão da mãe de Osamu ajuda no orçamento. Numa noite qualquer, o pai encontra uma menina aparentemente abandonada e a leva para casa. Isso é o início para todas as mentiras da família começarem a desmoronar.

O filme de Spike Lee traz John David Washington, filho de Denzel Washington, no elenco. O filme se passa na década de 1970; o ator interpreta o policial Ron, numa época em que vários movimentos negros estão na mira da polícia. A Ku Klux Klan está com força. Ron recebe a ajuda de seu colega judeu Flip (Adam Driver) para se infiltrar na organização racista, sem que percebam que ele é negro. O filme, de acordo com o diretor, é contra Trump, a quem acusa de instigar o ódio racial nos Estados Unidos. Infiltrado venceu o grande prêmio do juro, segundo mais importante do festival.




E 3 Faces faz uma crítica à cultura conservadora do Irã. O filme fala sobre uma aspirante a atriz, proibida pelos pais de estudar atuação. O diretor foi condenado a seis anos de prisão domiciliar em 2010, e também a ficar 20 anos sem filmar. A acusação foi de que ele fez propaganda contra o governo iraniano. Mesmo assim, o diretor continuou lançando filmes de forma secreta.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também vai exibida a versão restaurada de Pixote, de Hector Babenco, e A Casa que Jack Construiu, novo filme de Lars von Trier.