Mostra de Cinema de São Paulo exibe longas que concorrem a vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro
A 40ª Mostra Internacional de Cinema exibe dez obras indicadas por seus respectivos países para concorrerem à vaga do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Entre eles, indicado pela Bósnia-Herzegovina, está MORTE EM SARAJEVO, novo longa de Danis Tanovic; vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim em 2016; ELLE, filme de Paul Verhoeven estrelado por Isabelle Huppert, indicado pela França; o finlandês O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, de Juho Kuosmanen, vencedor da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes deste ano; e MA’ROSA, do filipino Brillante Mendoza, que rendeu o prêmio de Melhor Atriz para a protagonista Jaclyn Jose no mesmo festival.
Abaixo, a lista completa de obras indicadas para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que estão na 40ª Mostra:
AUSTRÁLIA – TANNA, Bentley Dean, Martin Butler;
BÓSNIA-HERZEGOVINA – MORTE EM SARAJEVO, Danis Tanovic;
FILIPINAS – MA’ ROSA, Brillante Ma Mendoza;
FINLÂNDIA – O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, Juho Kuosmanen;
FRANÇA – ELLE, Paul Verhoeven;
IRÃ – THE SALESMAN, Ashgar Farhadi
ISRAEL – TEMPESTADE DE AREIA, Elite Zexer;
PALESTINA – O ÍDOLO, Hany Abu-Assad;
PORTUGAL – CARTAS DA GUERRA, Ivo Ferreira;
SÉRVIA – DIÁRIO DE UM MAQUINISTA, Milos Radovic.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de indicados na terça-feira (11). A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela Academia, e o anúncio dos indicados à 89ª edição do Oscar está marcado para 24 de janeiro.