[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)
“Pelo menos concordamos que o terceiro filme é sempre o pior”, diz Jean Grey após assistir a uma sessão de O Retorno de Jedi. Isso também pode ser visto como uma piada interna sobre X-Men: O Confronto Final. Será que também se aplica a X-Men: Apocalipse?
X-Men: Apocalipse se passa em 1983, dez anos após os acontecimentos de X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido. Charles Xavier (James McAvoy) continua com sua Escola Xavier para Jovens Superdotados, que agora conta com novos mutantes, como Jean Grey (Sophie Turner) e Scott Summers, o Ciclope (Tye Sheridan).
O prólogo do filme dá uma ótima introdução ao personagem Apocalipse (Oscar Isaac). A sequência inicial, no antigo Egito, é grandiosa, na maior parte do tempo dentro de uma gigante pirâmide, e nos apresenta o grande vilão do filme, que também é conhecido como o “primeiro mutante do mundo”. Uma das melhores cenas do filme!
Em seguida, vamos sendo apresentados aos novos mutantes, enquanto ao mesmo tempo os quatro cavaleiros do Apocalipse vão sendo recrutados um a um. A ideia de Apocalipse é recrutar esses cavaleiros para “salvar” a Terra dos seus deuses falsos e líderes cegos. O problema é que a motivação dele perde a força ao longo do filme. Também não fui a maior fã da maquiagem do personagem e os efeitos aleatórios na voz.
Apocalipse também recruta Ororo Munroe, future Tempestade (Alexandra Shipp), que vive no Egito e tem Mística como ídola e inspiração. Mas mesmo assim acaba indo para o “lado negro da força”. Ele também recruta Anjo e Psylocke (Olivia Munn).
Tempestade tem sua “introdução”, mas depois passa a ser apenas uma figurante do filme, servindo para aparecer de fundo ou mostrar expressões de incerteza mais pro final do filme. Ela tinha Mística como inspiração, que salvou o mundo há 10 anos, mas agora aceita se aliar a quem deseja destruir o mundo? Hum… No final das contas, ela resolve voltar para o time dos mocinhos.
Mercúrio (Evan Peters), como sempre, tem uma das melhores cenas do filme. Viu Dias De Um Futuro Esquecido? É aquilo, só que mais longo… Talvez até um pouco longo demais. Mas o fato é que Mercúrio deixa o ar do filme ainda mas revigorante quando aparece, é super carismático e conta com uma cena plástica, cheia de efeitos, detalhes e humor.
James McAvoy e Michael Fassbender estão ótimos, como sempre, e conseguem traduzir bem a relação entre Xavier e Magneto. Já Jennifer Lawrence e Nicholas Hoult aparecem pouco no filme. Jennifer foi muito usada nos trailers e na publicidade do filme, e acaba se tornando a líder dos novos mutantes, a inspiração deles, mas acaba aparecendo pouco ao longo da história, praticamente sumindo na batalha final. X-Men: Apocalipse acabou dando destaque maior para os novos mutantes. Mística é importante apenas no quadro-geral.
Nota: 3.5/5

![[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016) [Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)](https://1.bp.blogspot.com/-27Y2svkfhRY/V0FNUia8L-I/AAAAAAAAXP8/PQk2ilC2O6cKcobLG6MRyhZGnMEhJBdFQCLcB/s1600/x-men-apocalipse-critica-8.jpg)
![[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016) [Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)](https://2.bp.blogspot.com/-kCTKKtZ9lus/V0FLvyYjqgI/AAAAAAAAXPo/hqCm64nbvNMPOplO6l-_O6inoaDScIJhQCLcB/s1600/x-men-apocalipse-critica-6.jpg)
![[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016) [Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)](https://4.bp.blogspot.com/-1tEUshHGf7Y/V0FMzCpZdQI/AAAAAAAAXP4/TxUoFefLERsnOyhlZ3u5Iro4bwAutxpggCLcB/s1600/x-men-apocalipse-critica-7.jpg)
![[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016) [Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)](https://4.bp.blogspot.com/-7wioZhJb-Iw/V0FLB4JYx_I/AAAAAAAAXPc/p38F9kuA5qQIWBwwYTdR5OfpajwKxElXACLcB/s1600/x-men-apocalipse-critica-2.jpg)

![[Crítica] X-Men: Apocalipse (2016) [Crítica] X-Men: Apocalipse (2016)](https://2.bp.blogspot.com/-fAhIuhckN2A/V0FK2ZKzzyI/AAAAAAAAXPU/2jvxTVL-xFcQs4aDfERI-yPFc3--1rrJgCLcB/s1600/x-men-apocalipse-critica-5.jpg)