Fatos curiosos sobre os indicados ao Oscar 2016

Na manhã de hoje foram divulgados os indicados ao Oscar 2016 (Confira a lista completa aqui). O Regresso foi o grande destaque, com 12 indicações, seguido por Mad Max: Estrada da Fúria, 10 indicações.

Mas alguns nomes esperados não fizeram parte da grande lista, como foi o caso de Ridley Scott como diretor de Perdido em Marte ou Os 8 Odiados, de Quentin Tarantino, na categoria de melhores roteiros.
Alguns dos nomeados receberam a primeira indicação de sua vida. Esse foi o caso de Brie Larson, como Melhor Atriz por O Quarto de Jack, Bryan Cranston, como Melhor Ator por Trumbo: Lista Negra, Rachel McAdams, como Melhor Atriz Coadjuvante por Spotlight: Segredos Revelados, Alicia Vikander, como Melhor Atriz Coadjuvante em A Garota Dinamarquesa e Lady Gaga por The Hunting Ground.
Se qualquer filme além de A Grande Aposta ou Spotlight: Segredos Revelados ganhar o prêmio de Melhor Filme, será a primeira vez em 20 anos (desde Coração Valente, de 1995) que o prêmio para um filme que não foi indicado a melhor elenco do SAG Award, premiação do sindicato dos atores.
O Regresso é o grande favorito da premiação, com 12 indicações, mas ele irá fazer parte da história se ganhar o prêmio de Melhor Filme, já que apenas sete produções nos últimos 50 anos ganharam essa categoria sem terem recebido indicação de Melhor Roteiro. Foram eles Titanic (1997), Asas (1927/1928), Melodia na Broadway (1928/1929), Grande Hotel (1931/1932), Cavalgada (1932/1933), Hamlet (1948) e A Noviça Rebelde (1965).
Sylvester Stallone havia recebido sua primeira e única indicação ao Oscar há 39 anos, por sua interpretação de Rocky Balboa. Agora, com o mesmo personagem, foi indicado por Creed: Nascido Para Lutar. Esse é um recorde para maior quantidade de anos entre indicações ao retratar mesmo personagem. O recorde antes era de Paul Newman, por Desafio à Corrupção (1961) e A Cor do Dinheiro (1986), onde interpretou o mesmo personagens.
Apenas quatro outros já receberam mais de uma indicação pelo mesmo personagem: Cate Blanchett por Rainha Elizabeth II, Al Pacino por Michael Corleone, Bing Crosby por Father O’Malley e Peter O’Toole por Rei Henry II. 
Mad Max: Estrada da Fúria e O Regresso são apenas o quarto e quinto filmes a receberem indicações em todas as categorias técnicas, como direção de arte, fotografia e mixagem de som.
Esse é o segundo ano consecutivo que Alejandro Iñárritu (diretor de O Regresso), Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa) e Mark Ruffalo (Spotlight: Segredos Revelados) são indicados ao Oscar. Caso Eddie vença o prêmio de Melhor Ator, ele empataria com Tom Hanks e Spencer Tracy com atores com mais vitórias consecutivas na categoria.
Jennifer Lawrence também quebrou um recorde. Com apenas 25 anos e quatro indicações ao Oscar, ela é a atriz mais jovem a receber esse número de indicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.