Confira as surpresas e esnobadas entre os indicados ao Oscar 2016
Não tem outra: após qualquer premiação divulgar seus indicados, alguns dos nomes causam surpresa, já que ninguém (ou quase) estava esperando, enquanto a falta de alguns nomes também surpreende. E com o Oscar não foi diferente.
Confira abaixo as maiores surpresas e esnobadas da edição de 2016 da maior premiação do cinema.
Cadê Ridley Scott?
Por essa ninguém esperava. Nada de Ridley Scott entre os indicados a melhor diretor. Perdido em Marte foi um dos filmes mais populares do ano. Não é à toa que recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme. Esse foi o terceiro filme que mais recebeu indicações no ano, atrás apenas de O Regresso e Mad Max: Estrada da Fúria. Com isso, nada mais natural do que esperar que o diretor do filme seja indicado, mesmo que não seja o favorito a ganhar. Mas isso não aconteceu.
O Quarto de Jack
Brie Larson é considerada a favorita a levar o prêmio de Melhor Atriz deste ano. Mesmo assim, seu filme O Quarto de Jack não é visto como forte concorrente. E ele surpreendeu ao ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, por exemplo. Essa foi a primeira indicação ao diretor Lenny Abrahamson, que entrou na categoria que deixou de fora Quentin Tarantino (Os 8 Odiados), Todd Haynes (Carol) e Ridley Scott.
Carol
Um filme que tem indicados em seis categorias, como Melhor Atriz (Cate Blanchett), Melhor Atriz Coadjuvante (Rooney Mara), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado não pode ser considerado um fracasso. Mesmo assim, foi uma surpresa ele não ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. Há oito filmes na categoria de Melhor Filme – a Academia poderia ter incluído até dez.
Joy: O Nome do Sucesso
David O. Russell já podia ser considerado um queridinho do Oscar. Apesar de nunca ter vencido o prêmio, seus filmes sempre eram indicados na categoria de melhor do ano, e seus atores também. Esse ano, entretanto, seu poder “diminuiu”. O poder de Jennifer Lawrence, entretanto, continua com tudo e ela segue sendo queridinha dos críticos. A crítica especializada não recebeu o filme bem, mas se acabou em elogios para a atuação da atriz, que dizem ser a melhor de sua carreira até agora. Resultado: Jennifer Lawrence foi indicada ao prêmio de melhor atriz, e pode ser considerada uma forte candidata, já que venceu o Globo de Ouro, mas seu filme não ganhou mais nenhuma menção entre os indicados.
Canção Original
Uma das categorias que mais impressionou. Com os indicados “Til It Happens to You”, “Manta Ray”, “Earned It”, “Simple Song #3” e “Writing’s On The Wall”, a Academia deixou de fora nomes que todos já davam como certos, como “Love Me Like You Do”, de Cinquenta Tons de Cinza, e “See You Again”, de Velozes e Furiosos 7.
Roteiro
A maioria sentiu falta de dois nomes na categoria de melhor roteiro: Aaron Sorkin e Quentin Tarantino. O primeiro pelo novo filme sobre Steve Jobs, que rendeu indicação a melhor ator para Michael Fassbender e melhor atriz coadjuvante para Kate Winslet, e o segundo para Os 8 Odiados. A maioria das pessoas dava essas duas indicações de roteiristas como certas.
Veja abaixo a lista de filmes, atores e diretores mais associados com “esnobadas do Oscar” de acordo com a Variety:
Filmes
1. Beasts Of No Nation
2. Creed: Nascido Para Lutar
3. Carol
4. Star Wars: O Despertar da Força
5. Straight Outta Compton – A História do N.W.A.
6. Ex Machina: Instinto Artificial
7. Sicario: Terra de Ninguém
8. Tangerine
9. O Bom Dinossauro
10. Going Clear
Atores
1. Idris Elba (Beasts Of No Nation)
2. Michael B. Jordan (Creed: Nascido Para Lutar)
3. Will Smith (Um Homem Entre Gigantes)
4. Michael Keaton (A Grande Aposta)
5. Kristen Stewart (Acima das Nuvens)
6. Johnny Depp (Aliança do Crime)
7. Jacob Tremblay (O Quarto de Jack)
8. Helen Mirren (Trumbo: Lista Negra ou A Dama Dourada)
9. Amy Schumer (Descompensada)
10. Michael Shannon (99 Homes)
Diretores
1. Ridley Scott (Perdido em Marte)
2. Steven Spielberg (Ponte dos Espiões)
3. Ryan Coogler (Creed: Nascido Para Lutar)
4. Quentin Tarantino (Os 8 Odiados)
5. Todd Haynes (Carol)