Seis documentários essenciais da nossa década (até agora)

Seis documentários essenciais da nossa década (até agora)


Compilamos uma lista com os documentários mais imaginativos, enigmáticos e envolventes que foram produzidos na década de 2010.

Veja o que de melhor em documentários foi feito nesses cinco anos e diga o que acha – para você, faltou algum que merecia estar aqui?

 

Stories We Tell

O documentário doméstico da cineasta Sarah Polley é um prato cheio de emoções delicadas. A cineasta descobre, enquanto registra imagens de sua família, que é fruto de uma relação extraconjugal de sua mãe com um diretor canadense. O documentário impacta ao mostrar como famílias são formadas de segredos e mágoas e como todos naquele núcleo são vulneráveis – quando isso é captado pelas lentes temos um fantástico documento.

Roadside Attractions

Kurt Cobain: Montage of Heck        

Não é necessário ser fã de Kurt Cobain (mas quem não é, certo?) para apreciar este documentário que traça uma linha pungente da vida e morte do frontman do Nirvana.

O documentário teve acessos a anotações e gravações caseiras até então inéditas e, como poucos, conseguiu utilizá-las sem sensacionalismo criando uma atmosfera de ternura e tristeza. 

Universal

Catfish       

À época do lançamento, não faltaram críticas para dizer que Catfish não passava de uma peçade manipulação e de alto cinismo. Os cineastas Ariel Schulman, Nev Schulman e Henry Joost até enfrentaram apossibilidade de ser processados.          
O ponto principal do documentário é a enganação. De sua narrativa elíptica às pessoas que vão aparecendo, o espectador é levado numa trama tremendamente curiosa em que se pergunta o tempo inteiro: “Isso é verdade? Isso aconteceu mesmo?”. Embora os fatos e versões do documentário que explora o universo do Facebook, como as pessoas se passam por outras e se despem de suas próprias identidades, possam ter sido fabricados, isso não tira o encanto e mistério desse documentário que sem dúvida é um marco cinematográfico.    
Até mesmoa questão que paira sobre se aquilo se trata de um documento ou não contribui para o ar enigmático de Catfish
Universal Pictures

Going Clear: Scientology, Hollywood And The Prison Of Belief               

Embora a igreja de Cientologia nunca tenha recebido acusações tão graves quanto as de molestar crianças, ela temsido alvo de diversas controvérsias que envolvem o abuso psicológico de seus membros. Este documentário de Alex Gibney acompanha personagens interessantíssimos. Alguns, saídos da religião falam de casos de intimidações, de como forçam os novos membros a abandonar suas famílias, entre outras histórias absurdas como perseguição. 
Os maiores astros que advogam pela Cientologia, Tom Cruise e John Travolta, se recusaram a participar do documentário.
HBO Documentary Films

The Last Of The Unjust      

Este docuementário funciona como uma continuação de Shoah (1985), do mesmo diretor, Claude Lanzmann. The Last of the Unjust volta os olhos com mais foco para os horrores que foram cometidos pela máquina nazista.
Assim como Shoah, este é um documentário longo (tem pouco menos de quatro horas de duração) e pesado. Espectadores serão recompensados com um olhar por vezes sensível da alguns riscos que na época foram tomados por alguns personagens a fim de apenas tentar salvar mais vidas. 
Eureka Entertainment

Inside Job           

Os efeitos da crise financeira de 2008 ainda estão sendo sentidos em muitas partes do mundo. Este documentário faz uma avaliação comedida dos acontecimentos que antecederam e que de alguma forma causaram o crash – que levou a uma época de austeridade e escassez de trabalho.      
Narrado por Matt Damon, Inside Job foi o primeiro filme a examinar as causas do crash e aborda uma visão crítica da especulação financeira e corrupção política que promoveram tamanho rombo na economia mundial.       
Sony Pictures Classics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.