Karla Sofía Gascón reage após ser comparada a diretor de Sirât
A atriz Karla Sofía Gascón se manifestou nas redes sociais após passar a ser citada em comparações envolvendo o diretor Oliver Laxe, responsável por Sirât, filme escolhido para representar a Espanha no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
As comparações surgiram depois de uma declaração de Oliver Laxe sobre a disputa pelo Oscar que teve ampla repercussão negativa no Brasil. Ao comentar a premiação, o cineasta afirmou que, se os brasileiros enviassem um sapato para votação, votariam nele.
A fala viralizou nas redes sociais e levou usuários a associarem o episódio a controvérsias anteriores envolvendo Karla Sofía Gascón. Durante a campanha do filme Emilia Pérez ao Oscar 2025, publicações antigas atribuídas à atriz, com conteúdo considerado preconceituoso e ofensivo, vieram à tona e impactaram a recepção do longa e sua trajetória na temporada de premiações.
Diante da repercussão recente, Karla Sofía Gascón publicou um story em seu perfil no Instagram reagindo às comparações. O conteúdo foi acompanhado da música “Idiota”, do cantor brasileiro Jão, e mostrava a imagem de um par de sandálias Havaianas.
No texto divulgado, a atriz afirmou estar cansada de invenções sobre declarações que teria feito e negou ter proferido falas que lhe são atribuídas. Ela também pediu que seu nome não seja usado para justificar ataques ou gerar engajamento nas redes sociais, afirmando que não participou das polêmicas atuais.
O story também trazia a frase Eu adoro as Havaianas. “Não me comparem, nenhum sapato é mais cômodo”, disse ela. “De verdade, estou muito cansada das invenções, do que eu disse ou não disse. Parem de me usar para justificar seus fins obscuros, para ganhar audiência e somar visitas. Deixem de colocar palavras mentirosas na minha boca e de me envolverem em polêmicas absurdas. Da minha boca não ouviram nenhuma das palavras que me atribuem. E se têm tanta certeza, provem perante a justiça”, escreveu.
“Sempre defendi o povo mexicano, eu adoro o Brasil, amo as pessoas morenas. Tenham critério e pensem por si próprios. É só o que posso dizer. O mundo em que vivemos já tem ditadores e ódio demais”, finalizou.
A mensagem foi interpretada por usuários como uma referência direta à declaração feita por Oliver Laxe sobre os brasileiros e ironia sobre o envio de um sapato ao Oscar.
Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”, desabafa após polêmicas envolvendo declarações do diretor Oliver Laxe, que acabaram trazendo seu nome de volta ao debate sobre as indicações brasileiras ao #Oscars:
“Parem de me usar para justificar seus atos obscuros, para ganhar… pic.twitter.com/brzcF36Vq6
— UpdateCharts (@updatecharts) January 24, 2026
