Reese Witherspoon defende papel ativo das mulheres na era da IA
A atriz e produtora Reese Witherspoon declarou em entrevista à revista Glamour, publicada recentemente, que a inteligência artificial já faz parte da nova era do cinema e será determinante para sua transformação.
Segundo ela, é natural que a tecnologia transforme a forma de narrar histórias, mas isso não significa o fim da criatividade humana. Pelo contrário: “nunca haverá falta de criatividade e engenhosidade e da construção manual de coisas”, afirmou.
Com foco na representatividade feminina no campo tecnológico, Witherspoon alertou que, se a revolução da IA ficar restrita a poucos, o cinema corre o risco de replicar desigualdades e perder diversidade. “Você pode ficar triste e lamentar o quanto quiser”, disse ela, “mas a mudança chegou”.
Além de falar sobre o futuro da indústria audiovisual, a atriz revelou que utiliza ferramentas de IA no cotidiano. Ela citou buscadores como Perplexity e o Vetted AI, que sugerem produtos e agilizam escolhas. Também comentou sobre assistentes que poupam tempo em tarefas burocráticas, como agendar consultas médicas.