Jornal francês detona Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres
O crítico Jacques Mandelbaum, do Le Monde, não gostou do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres.
Na crítica, ele fala sobre a “concentração melodramática” na figura de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. O jornalista afirma que Eunice faria o filme “passar com um traço leve demais pela compreensão do mecanismo totalitário” e que a atuação de Fernanda Torres foi “monocórdica”.
O jornalista comparou Ainda Estou Aqui com Aquarius, de Kléber Mendonça Filho e protagonizado por Sônia Braga. De acordo com ele, em Ainda Estou Aqui Eunice é uma representação quase religiosa do sofrimento, o que não acontece em Aquarius. O crítico também afirmou que a abordagem de Eunice “suaviza” a ditadura no Brasil. O Le Monde deu uma estrela para Ainda Estou Aqui, em escala que vai até quatro.
Outras publicações da França elogiaram o filme brasileiro. O Le Figaro, por exemplo, elogiou Fernanda Torres e a classificou como “uma das maiores atrizes do mundo”.
