27º Festival Mix Brasil, com tema ‘Persistir’, exibe mais de 100 filmes em São Paulo
O Festival Mix Brasil 2019 começou na última quarta-feira (13), exibindo o filme de abertura Retrato de Uma Jovem em Chamas. O filme foi o vencedor da Queer Palm e Melhor Roteiro no Festival de Cannes.
O filme de abertura foi exibido apenas para convidados. A programação aberta ao público, que é gratuita, começa nesta quinta-feira (14). Apesar da verba limitada, o festival que traz produções culturais de temática LGBT variadas e exibirá mais de 100 filmes em diferentes pontos de São Paulo.
Em 2019, o festival, que é considerado o maior do tipo na América Latina, teve corte de 40% em seu orçamento. De onze dias, o festival passou a ter oito dias nesta edição. O quadro de funcionários também foi reduzido. O valor era destinado pelo Proac, programa do governo de SP. Este ano, de acordo com os organizadores, o Proac não apoiou o festival por “realocação de recursos”. O tema do ano do Festival Mix Brasil, não por acaso, é “Persistir”.
A cantora e compositora Marina Lima será a homenageada do ano, com o prêmio Ícone Mix. O festival também exibirá cerca de 110 filmes de 26 países, além de atrações de literatura, música, teatro e games.
Além do filme de abertura, outro destaque da programação é Matthias e Maxime, novo longa de Xavier Dolan. O filme foi exibido em Cannes e ganhou o Queer Palm. Então Nós Dançamos é o representante da Suécia para o Oscar 2020 e O Príncipe, de Sebastián Muñoz, ganhou o Leão Queer no Festival de Veneza; os dois filmes também fazem parte da programação.
Confira a programação completa do festival em seu site oficial.
