[Crítica] Crazy Ex-Girlfriend: 4×01 – I Want To Be Here
A estreia da quarta e última temporada de Crazy Ex-Girlfriend foi agridoce. Nós sabemos o tanto de coisas que Rebecca Bunch fez no passado. Agora, ela está tentando resolver tudo isso, se declarando culpada e aceitando passar um tempo na prisão.
Foi a forma que Rebecca escolheu para se arrepender e superar os seus “pecados” do passado. Mas nada em Crazy Ex-Girlfriend é simples e preto no branco. Por isso, a quantidade de vezes que ela repete para si mesma a frase “Eu mereço isso” nos mostra que a sua realidade de pagar penitência não está tão satisfatória e nem preenchedora quanto ela imaginou.
O número musical “What’s Your Story” foi brilhante. Nessa música, Rachel Bloom desenhou problemas do patriarcado e principalmente questões raciais do sistema penitenciário. O contato de Rebecca com suas companheiras de prisão faz ela perceber como é privilegiada por ser uma mulher branca cisgênero. E ela finalmente cai na real que escolher ir para a prisão não é uma boa forma de usar o seu privilégio.

A história de Josh de ter tanta necessidade em encontrar um diagnóstico para si mesmo pode ser relacionável para muita gente. A série sempre é muito responsável sobre saúde mental, por isso foi ótimo ver Heather mandando a real para Josh, e principalmente conseguindo fazê-lo perceber que o simples fato de receber um diagnóstico não muda nada em sua vida. Imagina se o diagnóstico vem de testes online? (Oi, Buzzfeed) E que se ele realmente sente que tem problemas, o correto é procurar ajuda profissional.
O enredo de Rebecca, de Josh e de Nathaniel (que achei o mais fraco do episódio) nos levam à música “No One Else Is Singing My Song”. Os três cantam, cada um num lugar diferente, que ninguém os entende. Mas a música nos ensina que a gente pode pensar que estamos sozinhos em nossa vida, que não temos ninguém ao nosso lado e que ninguém nos entende (que ninguém “canta a nossa música”), mas que sempre há pessoas dispostas a caminhar/cantar com você. Essa música já virou uma das minhas preferidas de toda a série!

Após receber uma dura de Valencia, pedindo que Rebecca parasse de mimimi sobre seu privilégio e que partisse para ação, ela voltou para a cadeia para oferecer assistência jurídica para as mulheres. Como disse Valencia: “Você tem privilégio. Estou feliz que você reconhece isso. Então agora você tem uma escolha. Faça algo bom para o mundo que ajude as pessoas de verdade, ou cale a boca. Mas pare de choramingar”.
Sobre o romance de Rebecca e Nathaniel, acho que foi o melhor terminarem por enquanto. Rebecca (e Nathaniel também) precisa se curar e ser feliz consigo mesma antes de entrar num relacionamento.

