Netflix compra dois filmes premiados do Festival de Cannes 2018
O Festival de Cannes 2018 chegou ao fim no último sábado (19), com a vitória de Shoplifters. E após polêmica entre o festival e a Netflix, o serviço de streaming adquiriu direito de dois filmes premiados: Lazzaro Felice, de Alice Rohrwacher, e Girl, de Lucas Dhont.
Mas a negociação não vale para todos locais que o serviço de streaming atua. O filme italiano que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro da Competição Oficial e o que venceu o Melhor Primeiro Filme na mostra Um Certo Olhar estarão disponíveis no catálogo da Netflix da América do norte e América Latina. Nas demais regiões, os dois filmes não estarão disponíveis. Na França, os dois filmes entrarão em cartaz nas salas dos cinemas. Ainda não há previsão de estreia dos dois filmes no Brasil.
A polêmica entre Netflix e Festival de Cannes começou na mostra de 2017, quando a escolha de Okja e Os Meyerowitz deram o que falar por serem escolhidos para disputar a Palma de Ouro. Quando o logo do serviço de streaming apareceu nas telonas, as plateias da mostra vaiaram. Depois disso, o festival alterou sua regulamentação. Desde então, o filme que deseja concorrer ao maior prêmio deve ser exibido nas salas de cinema da França e, pelas leis locais, só podem ficar disponíveis nos serviços de streaming três anos após as estreias comerciais.
O serviço de streaming teve que decidir entre ceder às novas exigências ou retirar as produções da competição e mostras paralelas. O escolhido foi a segunda opção, por isso, filmes aguardados como Roma, de Alfonso Cuarón, e The Other Side of the Wind, filme perdido de Orson Welles, não foram exibidos no Festival de Cannes 2018.
