[Crítica] Stranger Things: 2×02 – Trick or Treat, Freak
“Trick or Treat, Freak”, segundo episódio da segunda temporada de Stranger Things, foi especial de Halloween. Os personagens foram forçados a lidar com lembranças do passado que voltaram para assombrá-los.
A história de Eleven, por exemplo, é cheia de flashbacks e cenas com o xerife Jim Hopper. Nós finalmente ficamos sabendo o que aconteceu logo após o final da primeira temporada, após Eleven voltar ao Mundo Invertido após destruir Demogorgon. Os seus poderes estão ficando mais fortes. E também vemos um pouco de conflito entre ela e Jim Hopper.
Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de começar a segunda temporada
Os meninos saem na noite de Halloween para andar pela vizinhança perguntando “Trick or Treat” (“Doces ou travessuras”), como todas as crianças. Eles estão vestidos com figurinos homenageando Os Caça-Fantasmas. Um pouco de nostalgia dos anos 80, como é comum em Stranger Things. Os Caça-Fantasmas não é a única pitada de nostalgia no episódio. Também temos homenagem a E.T. com Eleven aparecendo com um lençol furado e trailer de Exterminador do Futuro na TV de Eleven.

Mas há um “racha” no grupo. Dustin e Lucas estão bem “focados” na novata Maxime. Já Mike e Will estão mais focados no mundo. As visões de Will (coitado!) estão ficando ainda mais intensas. Quando ele vê o Mundo Invertido, ele está vendo coisas que aconteceram, que estão acontecendo ou que vai acontecer? Suas visões assombrosas podem ser sinais do que irá acontecer.
O episódio mostrou ainda a festa de Halloween de Tina, com os adolescentes da série bebendo “Pure Fuel” (“combustível puro”). Nancy e Steve estão na festa. Nancy ainda tem dificuldade de viver normalmente após a morte de Barb. A morte de Barb causou muita comoção entre o público na primeira temporada. E é legal ver como os roteiristas não jogaram esse enredo no lixo e estão desenvolvendo como os personagens precisam viver e conviver com esse acontecimento um ano depois. E mostrando os pais de Barb e Nancy fazendo uma visita a eles também.
Nancy certamente é a mais afetada com a morte da melhor amiga. Ela se sente culpada… Steve está mais preocupado com seu relacionamento com Nancy. Na festa, os dois acabam discutindo. Embriagada, Nancy acaba falando que não ama Steve, entre outras duras verdades. Você pode até não gostar de Steve, mas difícil não se sentir triste com a cena. É de partir o coração. Steve vai embora e Jonathan (<3) cuida dela, a leva para casa e a coloca na cama para dormir.

O final do episódio de Stranger Things foi feito milimetricamente pensado para a gente começar o terceiro episódio logo em seguida, né? A cena final é de Dustin e a lata de lixo. Há algo ali dentro. Algo bom ou ruim? Chutaria que é algo ruim, e algo do Mundo Invertido. Mas, para ter certeza, só começando a assistir ao terceiro episódio agora mesmo.
O episódio de Halloween de Stranger Things tocou em temas como culpa, remorso e medo. E, se o que está dentro da lata de lixo de Dustin realmente for do Mundo Invertido, mostrou também que criaturas de lá estão lentamente entrando em Hawkins.

Leia também:
