[Crítica] Crazy Ex-Girlfriend: 3×03 – Josh is a Liar
Os dois primeiros episódios da terceira temporada de Crazy Ex-Girlfriend foram trabalhados com mais ou menos o mesmo tema na vida dos personagens. De alguma forma, havia alguma ligação e coesão entre o que os personagens estavam vivendo.
No terceiro episódio, “Josh Is a Liar”, isso não se repetiu. O episódio se foca em três personagens em momentos distintos. Heather está tendo que encarar o fim da faculdade e inevitável início da vida adulta. Nathaniel está tentando se sentir bem após as diversas rejeições de Rebecca – e indo ao zoológico para tentar encontrar conforto. E Rebecca está se vendo obrigada a encarar tudo o que fez durante as duas primeiras temporadas.
Rebecca Bunch não está bem. Ela não faz bem a si mesma e nem a quem está próximo. Mas ela não é uma pessoa ruim. Não há ninguém 100% bom ou 100% ruim em Crazy Ex-Girlfriend (e na vida, não é?). Mas Rebecca consegue, sim, ser extremamente cruel e insensível. Ela é capaz de fazer coisas cruéis, seja intencionalmente ou não. Também consegue ser extremamente egocêntrica e não ouvir o pedido de ajuda das pessoas mais próximas.
Ter uma doença mental não é uma forma de ter o direito de fazer tudo o que Rebecca já fez. É um assunto que não deve ser ignorado, e sim tratado. E dá para ter empatia por alguém assim. Ter empatia não tira a sua culpa em nada e nem exclui o fato de que ela foi péssima às vezes. E um exemplo oposto a isso é Nathaniel. Que aparentemente não tem problema mental, mas é o clássico homem de negócios frio e sem escrupúlos. Só que não. Porque em Crazy Ex-Girlfriend, de novo, ninguém é apenas uma coisa. Então mesmo esse cara tão seguro e que detesta sentimentos se vê totalmente inseguro ao sofrer rejeição de Rebecca. Vemos Nathaniel sem saber lidar com seus sentimentos e emoções e resta a ele ir ao zoológico.

Neste episódio, há dois exemplos claros da insensibilidade de Rebecca. Rebecca também não parece se importar com qualquer sentimento que Nathaniel possa ter. Ela sente tesão por ele. Fora isso, trata Nathaniel como uma ferramenta para conseguir o que quer. Quando Nathaniel aparece, no fim do episódio, para se declarar, ela está em surto por ter visto que todos seus amigos descobriram tudo o que ela já fez no passado. Ela diz a Nathaniel que esse não é um bom momento, mas ele está obstinado a ficar com ela e comenta que eles podem viajar juntos, que ele tem um jatinho particular. Num primeiro momento, ela recusa. Segundos depois, percebe que pode usar disso para fugir de tudo e de todos.
O dilema de Heather sobre o que fazer após se formar da faculdade pode parecer pequeno para uma mulher de 30 anos, com carreira consolidada. Mas ela é amiga de Rebecca, que não faz o mínimo esforço para ouvir sobre o momento da amiga. Afinal Rebecca tem dificuldade em olhar para quem está ao redor. E certamente muita gente se identifica com isso ou conhece alguém que tem algo disso.
Fica mais fácil relevar tudo o que Rebecca já fez, já que vemos a série por sua perspectiva. Mas é chocante lembrar friamente que ela rastreou o carro de Josh, invadiu sua casa, o perseguiu, o assistiu transando duas vezes, tentou matar um gato… Isso tudo apenas em sua história mais recente. Nós vemos como tudo aconteceu, todas as justificativas de Rebecca, tudo que aconteceu por trás. Mas é fácil se colocar no lugar de Josh, descobrindo tudo aquilo de uma hora pra outra.
Josh não é nenhum santo. Mas foi difícil ver a cena em que seus amigos White Josh e Hector estão decepcionados com ele pelas coisas que Rebecca espalhou, ajudando a publicar matéria em um blog feminista. Quando Josh tenta contar a verdade sobre Rebecca, os seus amigos acham a versão de Rebecca muito mais fácil de acreditar. Claro que há uma razão para que os amigos de Josh acreditem em tudo aquilo. Josh também é egoísta e não consegue assumir responsabilidade. Rebecca assiste a tudo isso ao lado de sua versão criança, que é a personificação de sua ansiedade. É interessante ver a reação das duas vendo que o plano deu certo. Enquanto a Rebecca criança está feliz por ter conseguido destruir a reputação de Josh e sair ilesa, a Rebecca atual parece estar se sentindo mal por ter feito isso. Vemos que, apesar de tudo, ela evoluiu.

Isso é uma das coisas que mais me encanta em Crazy Ex-Girlfriend. Sempre que parece que a série vai se acomodar no que está acontecendo, a série aprofunda mais na mente de Rebecca, com várias escolhas mais ousadas. É impressionante pensar em quão profunda a temporada ficou em apenas três episódios. A bola de neve fica cada vez maior e parece estar chegando num beco sem saída. Paula, Darryl, Valencia e Heather finalmente vão confrontar Rebecca sobre seu passado. Rebecca tentou fugir mais uma vez de seus problemas, mas pelo visto agora terá que enfrentá-los.

Leia também:
[Crítica] Crazy Ex-Girlfriend: 3×04 – Josh’s Ex-Girlfriend is Crazy

 
			 
							 
							