Uncategorized

It – A Coisa: os Easter Eggs que você não percebeu





O filme It – A Coisa mostra a vida de sete crianças, do Losers’ Club, enquanto eles tentam acabar com Pennywise, o pesadelo da cidade de Derry, Maine. Entre as cenas tensas e cômicas do filme, há elementos que podem agradar os fãs do livro de Stephen King e também os fãs do filme original. Você tem ideia de quantos Easter Eggs perdeu? Veja abaixo.

Durante a primeira visita do Losers’ Club à casa na Neibolt Street, Bill, Eddie e Riche se separam e cada um experiencia seus próprios medos. Richie se vê trancado num quarto cheio de palhaços. Mas olhando bem, é possível perceber que não são apenas palhaços aterrorizantes. À esquerda, no centro, há algo familiar: o Pennywise da minissérie de 1990, interpretado por Tim Curry.

Tanto no livro quanto na minissérie, o maior medo de Richie é lobisomens. Ele tem esse medo após assistir I Was a Teenage Werewolf no teatro da cidade. Por isso, essa é a forma que o medo dele se materializa. Não há nenhum lobisomem na cidade, mas há um breve momento de lupofobia durante a cena na casa da Neibolt Street. Enquanto o monstro avança em Eddie, Bill, Richie e Beverly, é possível ver garras de lobisomem rasgando suas luvas de palhaço. É um momento breve, muito rápido, mas certamente foi uma piscadinha para os fãs mais atentos. 😉

Uma camisa em particular se destaca entre os figurinos das crianças. Quando Eddie, Richie e Bill vão procurar por Georgie no esgoto, Bill está vestindo uma camisa verde com um logotipo redondo no centro. O logotipo diz “Tracker Bros.”. No livro, Tracker Bros é uma companhia de transporte de Derry, e a fábrica é onde o Eddie adulto encontra Pennywise após voltar para Derry. A fábrica do Tracker Brothers também aparece no romance O Apanhador de Sonhos, de 2011, de Stephen King.




Uma das camisas de Eddie também faz referência a outro trabalho de King. Especificamente a camisa que ele está usando quando as crianças percebem que viram a mesma coisa estranha. Sua camisa tem um carro que parece “irritado”, com algo como um V na frente. E um carro irritado não vai ser estranho se você já leu Christine, de 1983, de King (ou se viu ao filme). Christine faz uma aparição no livro It – A Coisa. Ou, pelo menos, um Plymouth Fury sendo dirigido por um cadáver aparece.

Não há alarde nenhum sobre as bicicletas das crianças. Normal o público não prestar atenção nelas. Mas os fãs mais antigos da história podem ter notado uma bicicleta em particular que cumpre papel importante no livro: a bicicleta prateada de Bill Schwinn. No livro, essa bicicleta salva duas vidas. Uma na década de 1950, quando Bill a usa para salvar Eddie de um ataque de asma, e uma vez na década de 80, quando o Bill adulto anda com ela no meio do trânsito para ajudar sua esposa com catalepsia. Nada disso acontece no filme, mas o detalhe da bicicleta ser prateada está lá.

Mais um detalhe bem minúsculo. E um dos melhores: o mural do tiroteio de Bradley Gang. É possível ter alguns vislumbres na parede de tijolos quando Mike tem a alucinação com as mãos ardentes na porta. No livro, o Bradley Gang era um grupo de bandidos mortos pelo povoado de Derry em 1929, que foi a última vez que Pennywise acordou antes do confronto com o Losers’ Club.

Durante o momento que o filme fala sobre a explosão na parada de Páscoa que matou várias crianças, há uma imagem particularmente horrível: a cabeça de um menino numa árvore. Como Mike Hanlon relmbra, Robert Dohay era um menino de nove anos que apareceu dias após o restante das vítimas, numa macieira. Para ficar ainda mais horrível, ele ainda tinha chocolate em seus dentes de comer guloseimas alguns segundos antes de morrer na explosão.

Há uma prévia sutil para o segundo filme na ordem que os se despedem uns dos outros, com Stan indo embora primeiro e Eddie logo atrás dele. Na segunda parte do livro, essa também é a ordem pela qual eles vão embora, por motivos completamente diferentes. O Stan adulto fica tão abalado com o retorno que ele retorna para sua vida. E Eddie volta para Derry para lutar ao lado de seus amigos de infância, mas é morto antes do palhaço ser derrotado. Essas são histórias do Capítulo Dois, mas o filme deu, sutilmente, uma pequena prévia do que irá acontecer.

Essa pode ser apenas uma feliz coincidência. A data de lançamento de It – A Coisa pode ter um bom significado. A primeira adaptação da história para a TV estreou em 1990. E o ano de lançamento do filme, 2017, significa que se passaram exatamente 27 anos desde que os Losers lutaram contra Pennywise pela primeira vez. No livro, esse é o período que se passa entre cada capítulo. Mas como o filme passou por vários roteiros e direções antes de começar a ser produzido, essa provavelmente apenas uma ótima coincidência.

Obs: O termo easter egg significa ovo de páscoa, em inglês, mas também é o nome dado a segredos escondidos em programas, séries e filmes.