[Crítica] Amizades Improváveis – The Fundamentals of Caring (Netflix)
Em The Fundamentals of Caring, que recebeu o título brasileiro Amizades Improváveis, Ben é um escritor que decidiu largar a carreira e tentar a vida como caregiver. A profissão é comum nos Estados Unidos, trata-se de um “cuidador”, alguém que estaria encarregado de auxiliar por todos os passos uma pessoa fisicamente ou mentalmente impedida. Ben carrega uma ferida imensa que ficamos sabendo mais à frente no filme.
Depois de se formar num curso de seis semanas que foca o cuidado com o próximo, Ben (Paul Rudd) consegue seu primeiro cliente, Trevor (Craig Roberts), adolescente que sofre de uma rara distrofia muscular. Ele não pode andar e tem os movimentos das mãos limitados, mas isso não afetou em nada o seu senso de humor bastante macabro. É um dos pontos altos do filme: na superfície a doença do jovem não é a real responsável pelo seu sofrimento. Como vemos depois, uma dor profunda vem do fato de ele ter sido rejeitado pelo pai quando tinha somente três anos de idade.
Trevor, bastante peculiar, tem um gosto por atrações turísticas cafonas, às quais ele nunca foi mas marca num mapa dos EUA. Ben um dia sugere que os dois façam uma viagem para conhecer o poço mais fundo do mundo, a principal atração no mapa de Trevor. Estamos a partir daí num road movie superdivertido que trata de questões de paternidade e de ousar viver com delicadeza e humor.
Na cena mais hilária do filme, jovem e cuidador querem ver a figura empalhada da maior vaca do mundo. No entanto, não há acesso para cadeirantes. A sequência para que Trevor chegue finalmente na frente de uma vaca empalhada com cara de poucos amigos é imperdível. Outro destaque no filme é a personagem Dot, interpretada por Selena Gomez. Ela confere leveza e um certo radicalismo ao filme, na atitude que mostra diante da vida; ela injeta energia na trama e cria-se um romance muito simpático de se ver.
The Fundamentals of Caring, baseado no romance homônimo de Jonathan Evison e dirigido por Rob Burnett (antes mais conhecido por produzir o famoso talk show Late Night with David Letterman) guarda ainda muitas surpresas e consegue conduzir tudo se ficar chato por um só instante. Os personagens são carismáticos e engajantes. Mais um ponto para o Netflix nas suas produções da casa.
Nota: 4/5