Criadores falam das diferenças entre ‘Breaking Bad’ e ‘Better Call Saul’
De acordo com o site Bustle, os criadores de Better Call Saul falaram num evento para roteiristas sobre as diferenças dessa série e da célebre Breaking Bad. No Writer’s Guild Foundation, Peter Gould, co-criador da série e um dos principais escritores, falou ao público presente que sempre existiu uma visão diferente para a série, desde que a primeira ideia surgiu até o momento em que tentaram convencer a rede de televisão a apostar no projeto.
Foi muito interessante saber das ideias iniciais. Peter disse: “A gente pensou em fazer com uma câmera só, uma comédia de meia hora como M*A*S*H”. Mas com o tempo a ideia começou a tomar um formato diferente. Os produtores chamaram muita atenção para os detalhes técnicos que fazem dessas duas séries produtos tão diferentes. A co-executiva Gennifer Hutchison diz que muito do tom da série vem na realidade do próprio Jimmy McGuill, e que o principal problema muitas vezes é decidir como retratar Mike.
Mike é um personagem bastante frio, mas como o tempo da série é anterior ao de Breaking Bad, é necessário que ele não seja tão seco ou sombrio. Um personagem que conhecemos tão bem certamente tem nuances menos óbvias em Better Call Saul.
Outro aspecto técnico foi apontado pelo diretor Tom Schnauz. Ele comentou que houve conversas para descobrir como dirigir a nova série de uma maneira única, que lhe conferisse identidade. Um ponto simples é que em Breaking Bad há muito uso de câmeras na mão e tremidas, portanto não usam muito agora e fazem tomadas mais paradas e longas. “Também falamos de não fazer tomadas dentro de coisas porque tinha tanto disso na outra série, mas essa ideia caiu logo. Não dá para resistir – se você vê um vaso sanitário, você vai querer colocar uma câmera ali.”
A fala dele faz referência ao fato de, em Breaking Bad, haver tantas cenas esquisitas que começam dentro de algum lugar que não entendemos de início e depois se revela ao espectador.