Sete razões para Esquadrão Suicida ser melhor do que Batman vs Superman

Em 2016, a DC Cinematic Universe irá estrear dois grandes filmes: Batman vs Superman e Esquadrão Suicida. Então que comecem as comparações.


Alguns sentem que um filme com Batman e Superman é um sonho antigo sendo realizado. outros podem achar que é impossível priorizar qualquer outra coisa além do novo Coringa (Jared Leto). Ainda é muito cedo para sabermos qual dos dois filmes será o melhor.

Mas de acordo com o que vimos até agora sobre cada um deles, já podemos começar as suposições, né? E nós temos a leve impressão que Esquadrão Suicida vai se sair melhor. Confira abaixo sete razões que nos fez acreditar nisso.

Tem uma visão ‘singular’

De um modo geral, cinéfilos preferem filmes guiados por uma só mente do que com diversas. O fato de David Ayer ter escrito e dirigido Esquadrão Suicida parece um feito raro, e que irá trabalhar em favor do filme.
Por outro lado, Batman vs Superman foi dirigido por Zack Snyder, mas escrito por duas pessoas: David S. Goyer e Chris Terrio. Goyer trabalhou nos filmes sobre Batman de Christopher Nolan, mas também escreveu o roteiro de Homem de Ferro, fato que deixa todos com um pé atrás. Já Terrio escreveu Argo, que pode ser um ótimo indício de que Batman vs Superman é um bom filme.
No final das contas, Esquadrão Suicida parece sair em vantagem porque é essencialmente o trabalho de um autor. Ele deve ser mais personalidade e sentido único de identidade do que o outro filme.

O Coringa

Não dá para negar: Batman vs Superman tem Jesse Eisenberg interpretando Lex Luthor (decisão controversa entre os fãs), já o Esquadrão Suicida tem… Jared Leto como Coringa. Do que vimos do personagem até agora, Leto promete entregar uma versão insana e complexa do personagem, uma versão que nunca vimos até agora.
Jared Leto é um dos atores mais elogiados e promissores de sua geração, enquanto Jesse Eisenberg não é (pelo menos até hoje, e embora a gente goste dele). Não desacreditamos em Eisenberg como ator para interpretar Lex Luthor, mas… Acho que Esquadrão Suicida ganha ponto nesse quesito.

Tem estética mais corajosa, com menos CGI pesado

O CGI pode criar efeitos surpreendentes, mas nada como um filme com aspecto mais “real”. Pelo que vimos até agora Batman vs Superman não parece ter CGI tão pesado quanto os outros filmes de Zack Snyder. Mesmo assim, já sabemos (porque ele mesmo falou) que o diretor de Esquadrão Suicida, David Ayer, acredita em conjuntos físicos mais reais, e isso foi algo que ele tentou garantir enquanto fazia o filme. 
Por causa da premissa, Batman vs Supermen precisa de mais CGI já que seus personagens podem voar. Mas no final das contas o público deve se sentir mais próximo e sentir Esquadrão Suicida mais real e impactante, principalmente por enfatizar o desejo de Zack Snyder.

Parece arriscado (de uma maneira boa)

Quando surgiu a ideia de fazer um filme sobre os quadrinhos de Esquadrão Suicida, você pode imaginar quantas pessoas da indústria imaginaram o desastre que aconteceria. E dá para entender o medo: muitos personagens estranhos ao público, nenhum Batman, nenhum Superman ou qualquer outro super-herói famoso. Um filme baseado no que é essencialmente uma propriedade cult.
Mas às vezes assumir um risco compensa. E nesse caso a distribuidora tem aproveitado a ideia de uma ótima forma. Esquadrão Suicida se destaca como um filme “diferente” e “excêntrico”, ainda que seja tão mainstream como qualquer blockbuster do Superman. Mas a embalagem vendida tem um aspecto diferente.

Filmes que passam uma ideia mais ousada e inesperada ficam naturalmente mais atraentes, porque chamam todos a assisti-lo e julgá-lo. Poucos filmes de grande sucesso hoje em dia parecem arriscar, enquanto Esquadrão Suicida aparenta fazer isso.

Os personagens cult provocam conversas mais interessantes


Batman, Superman e Mulher Maravilha são três dos mais famosos super-heróis de todos os tempos. Embora Batman vs Superman deva tentar trazer as características antigas e conhecidas desses personagens em uma nova perspectiva, ainda são personagens a quem estamos muito familiarizados. Isso não é um problema, mas pode não deixar o filme tão empolgante.
A maioria dos personagens de Esquadrão Suicida são quase ou totalmente desconhecidos. Capitão Boomerang? El Diablo? Enchantress? Essas pessoas não têm lugar cativo nos reinos da cultura pop da mesma maneira que Batman e Superman têm.

A natureza estranha do Esquadrão Suicida naturalmente inspira mais discussão e conversa e, por isso, fica mais emocionante. E falando nisso…

Todos são anti-heróis

Se tem algo que percebemos, é que o público ama um anti-herói. Sério. E esse é um filme totalmente formado por anti-heróis. Todos são vilões que trabalham para tentar reduzir suas sentenças de prisão, ainda que contra suas vontades.
Já Batman vs Superman parte da premissa de colocar dois heróis icônicos um contra o outro, mas todos nós sabemos que, em última análise, eles são boas pessoas. E também sabemos que no final do filme eles serão melhores amigos e trabalharão juntos como membros da Liga da Justiça (esse é o subtítulo do filme, afinal). Se eles vão ficar um contra o outro, isso vai durar pouco tempo.
Ou seja, Batman vs Superman tem pouco ou nada de anti-herói. Enquanto Esquadrão Suicida traz uma galeria completa deles, todos com suas próprias forças, fraquezas, medos e desejos. Personagens que pisam na linha entre o bem e o mal são quase sempre mais interessantes do que personagens que são mais unidimensionais.

Ninguém sabe realmente o que esperar

Esquadrão Suicida parece simplesmente insano. Nada faz muito sentido. O filme parte de uma premissa muito louca e é cheio de personagens, só isso confunde a mente. Nunca houve filme sobre o assunto, e isso já dá uma vantagem em cima de Batman vs Superman, que parece ser mais… “antigo”.
Ao olhar o número de visualizações dos trailers dos dois filmes dá pra notar que o público está em busca de algo diferente. Batman vs Superman parece ser um blockbuster. Esquadrão Suicida parece ser algo para a gente pendurar em nossa parede do quarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.