Uncategorized

Contrato de Taylor Swift? Injusto, dizem alguns fotógrafos

Fotógrafos de Montreal estão hesitando em assinar um contrato que dá direitos a Taylor Swift sobre suas fotos. Taylor está enfrentando ira dos fotógrafos por causa de suas cláusulas de contrato. Em Montreal, essa semana, fotógrafos de cinco mídias (Montreal Gazette, La Presse, Le Journal de Montreal, Le Devoir e Métro) se recusaram a comparecer ao seu show por causa das exigências contratuais.


Quinta-feira, a Gazette publicou o texto do referido contrato e destacou as disposições ofensivas, que incluíam:

* Taylor tem o direito de usar o trabalho dos fotógrafos para sempre;

* A imagem dos fotógrafos só pode ser reproduzida uma vez em texto e em um site, e não em “nova mídia”;

* Qualquer violação do contrato permite que os agentes de Swift “confisquem e/ou destruam” os dispositivos que contêm as imagens.

Em resposta a essa última exigência, a Gazette disse que “não vai dar qualquer permissão para ferir seus fotógrafos ou danificar seus equipamentos.”

Essa não é a primeira vez que há protestos de membros da imprensa sobre os acordos legais necessários para documentar os shows de artistas. No início de mês, o Washington City Paper falou sobre algo semelhante com os Foo Fighters que exigiu, entre outras coisas, a aprovação de fotos publicadas e a transferência de direitos “em todo o universo para sempre”. Em 2011, Lady Gaga foi criticada sobre uma cláusula que transferiu todos os direitos de fotos para ela.

A Gazette incentivou os fãs a mostrarem suas fotos do show de Swift no Instagram. E escolheu por publicar alguma dessas fotos com a legenda “A Gazette se recusou a concordar com um contrato oneroso ou aderir à oferta do artista para usar imagens ‘aprovadas’ no Getty.”

Os assessores de Swift não abordou publicamente as queixas dos fotógrafos de Montreal, embora mês passado um dos assessores tenha respondido às críticas de um fotógrafo do Reino Unido, dizendo apenas que ele tinha “deturpado” alguns termos do contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *