Não precisamos nem comentar, né? Se não assistiu a season finale de Game of Thrones ou não quer saber o que acontece no episódio, não leia o restante do post!
Game of Thrones é conhecido por sua carnificina e execuções brutais, mas essa morte pode ser uma das mais desagradáveis até agora…
Jon Snow, um personagem importante e muito amado da série, foi traído e assassinado por seus próprios homens nos momentos finais da season finale da quinta temporada hoje (14). Foi uma cena inspirada em “Júlio César” de Shakespeare.
“Espero que seja muito chocante e de partir o coração, eu realmente espero que seja,” disse Kit Harington ao Daily News. “É como a morte de Joffrey ou o Casamento Vermelho. É uma cena que nós queremos que tenha esse tipo de impacto. Eu achei realmente perturbador para filmar.”
“Jon era muito parecido com o seu pai, muito retido,” disse Harington. “Muito do jeito que, no sentido do Velho Mundo, um homem deve ser.”
E o guerreiro já tinha sobrevivido a muitas coisas. A batalha mais épica foi a do oitavo episódio dessa temporada. Após escapar vivo, ele voltou para casa e foi massacrado por homens que tinham jurado serem irmãos. “Na minha mente eu tenho uma noção romântica sobre como eu quero fazer isso,” disse ele faltando alguns dias para gravar a cena.
Semanas depois de gravar a morte de Jon Snow, Harington se sente diferente. “Eu queria que fosse uma morte bonita, uma libertação,” diz ele. “Mas o modo como isso se desenrolou, foi uma enorme traição e uma morte horrível. Foi um final abrupto e brutal, sem absolutamente nenhuma paz para Jon no final. Ele morre triste,” diz Kit. “Percebendo que a última pessoa a esfaqueá-lo é Olly”, um menino que já idolatrou Jon, mas se sentiu traído quando foi condenado a se tornar aliado das pessoas que mataram seus pais.
“Jon tinha o colocado abaixo de suas asas e orientado o menino, mas ele esqueceu que a família do garoto foi assassinada pelos selvagens,” disse. “Há uma solidão real no final de Jon Snow. Sua maior falha reside no fato de que, enquanto ele está tentando lidar com o horror que vem em sua direção, ele esqueceu de ver a política em torno dele. Ele estava olhando para o geral, sem prestar atenção o suficiente nos detalhes – e é isso que o matou”.
Enquanto sua saída pode ter chocado quem assiste a série, os leitores dos livros já estavam esperando por isso. Há uma cena semelhante em “A Dance With Dragons”, mas o autor George RR Martin ainda tem que terminar de escrever o próximo livro, então o que restou foi ambiguidade e muita especulação sobre se o personagem está realmente morto.
Na série, Harington não deixou dúvidas. “Eu estou complemente morto,” disse ele. “Acabou para Jon Snow – pelo menos, ele poderá se juntar com sua família e parentes que deixaram esse mundo terrível para trás.”
Ao longo de cinco temporadas, os Starks, família de Snow, foram a mais altruísta entre as famílias dominantes de Westeros e, portanto, mais propensos a morrer. “Ele faz a escolha humanitária,” diz Harington. “E, assim como seu pai, a escolha moral o matou.”
As mortes dos personagens principais de GoT é parte do apelo. Qualquer um, não importa o quão investido o público possa estar, pode morrer de repente.
Mas até mesmo o co-roteirista e co-produtor executivo da série disse que a morte abrupta e triste de Snow pode ser a mais chocante até agora. “Nessa série, parece que sempre que alguém tenta fazer a coisa certa, essa pessoa é punida por isso,” disse David Benioff ao Daily News. “Eu poderia querer deixar o país após esse episódio. Eu poderia querer sair da minha casa, na verdade, porque minha esposa (atriz Amanda Peet) vai ficar muito infeliz.”