[Crítica] His Dark Materials: 1×01 – Lyra’s Jordan

[Importante: não li os livros, portanto essa e todas as demais críticas de His Dark Materials serão de alguém que tem contato apenas com a série e que julgará de acordo com o que é mostrado nela]




His Dark Materials, nova série da HBO, tem tudo para agradar os fãs de fantasia. A série é baseada nos livros de Philip Pullman, que já teve adaptação no filme “A Bússola de Ouro”, que não foi sucesso de crítica e nem de público.

O primeiro episódio, dirigido por Tom Hooper, divide o foco entre Lyra (Dafne Keen) e a comunidade de Gyptians. Nesta comunidade, uma criança foi sequestrada no meio da noite. Também somos apresentados aos animais que acompanham os personagens, servindo como uma boa introdução para este universo, “um mundo tão igual e, ao mesmo tempo, tão diferente do nosso”.

Como totalmente leiga nesse universo, acho que a série conseguiu nos mostrar um pouco do que será o tema da série, como quando nos explica sobre os daemons. Os daemons são a personificação, em forma animal, da alma de seu dono. Ele varia de cor, espécie e tamanho durante a infância. A partir da puberdade, torna-se apenas um animal. Os daemons estão sempre presentes em cena, ao lado de seus donos.

O elenco também se mostrou um acerto. Dafne Keen conseguiu nos mostrar uma Lyra rebelde e carismática. O elenco ainda traz ótimas adições, como James McAvoy e Ruth Wilson.




Apesar de ser um episódio introdutório, que nos apresenta os principais elementos do universo e seus principais personagens, His Dark Materials consegue unir material suficiente para mostrar uma série promissora. A julgar pelo primeiro episódio, ele consegue instigar a curiosidade de continuar para ver o que mais será mostrado e para onde a história irá nos levar. Não achei o episódio particularmente empolgante, mas conseguiu me deixar curiosa o suficiente para ter vontade de assistir ao próximo.

Vale lembrar que a segunda temporada já está confirmada! His Dark Materials vai ao ar na HBO Brasil todas segundas-feiras, às 23h. Os episódios ficam disponíveis na HBO Go.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *