[Crítica – Mostra SP 2019] Viver Para Cantar (2019)

Viver Para Cantar (To Live to Sing) nos mostra a história de Zhao Li (Zhao Xiaoli) e sua equipe de ópera moderna. A trupe descobre que vários teatros da região de Chengdu, na China, estão sendo demolidos. Zhao Li tenta mudar esse cenário ao mesmo tempo em que esconde o fim iminente dos demais.




Uma das primeiras coisas que chama atenção em Viver Para Cantar é a forma como ele parece tentar retratar aquela cidade chinesa com realismo. Começamos vendo o grupo de teatro se apresentando. Em seguida, começamos a entender a realidade dessas pessoas, que vivem em situação vulnerável. Nós conhecemos a realidade daquelas pessoas, aquele grupo de artistas que luta resistindo em seu espaço.

O grupo de ópera se apresenta muitas vezes para o mesmo público. Quando Zhao Li recebe a ordem de demolição, ela esconde a informação dos demais integrantes da trupe e tenta reverter a inevitável situação. O filme também tem o enredo de Li e sua sobrinha, que reflete sobre a escolha entre seguir a tradição ou seus sonhos.

Viver Para Lutar fala sobre a importância da arte e importância de preservá-la em nossa sociedade. Ainda assim, o filme acaba sendo um pouco cansativo e as críticas que estão embutidas em sua narrativa não são tão bem desenvolvidas e aprofundadas.




Mas Viver Para Cantar consegue ser um filme sustenta, ainda que na superfície, o discurso de que é importante lutar contra autoridades que querem demolir a nossa história e cultura. Algo semelhante ao que vemos em Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, em que a personagem de Sônia Braga defende o seu apartamento do demolição realizado por uma construtora.

Em sua cena final, Viver Para Cantar vai para o lado da fantasia e cria o desfecho daquela história de forma poética e simbólica. Esse fim acaba por finalizar o filme com um tom otimista.

Viver Para Cantar faz parte da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *