Imovision traz ao Brasil as duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes 2018

“Assunto de Família”, de Kore-Eda Hirokazu, levou o Palma de Ouro e “Le Livre D’Image”, de Jean-Luc Godard, a Palma de Ouro Especial.




Chegou ao fim neste sábado 19 de maio a 71ª edição do Festival de Cannes. O júri presidido pela atriz Cate Blanchet escolheu “Assunto de Família” de Kore-eda Hirokazu como o grande vencedor do festival, e surpreendeu a todos ao anunciar que um segundo filme também receberia uma Palma de Ouro. Por sua maneira singular de realizar um filme, nenhum outro prêmio caberia ao novo longa de Jean-Luc Godard, “Le Livre D’Image”, e uma Palma de Ouro Especial foi concedida ineditamente para o cineasta que já revolucionou o cinema inúmeras vezes.

“3 Faces” de Jafar Panahi também saiu premiado do festival, com a palma de Melhor Roteiro. O cineasta preso político no seu país de origem faz mais uma crítica ao conservadorismo em um roadmovie divertido, repleto de ironias, mas com um assunto urgente e sério.

A distribuidora é uma grande apoiadora do trabalho de Kore-Eda Hirokazu, e distribuiu todos os seus filmes anteriores no Brasil. Em “Assunto de Família”, o cineasta aborda com extrema sensibilidade o cotidiano diferente de uma família em Tóquio, que sobrevive de pequenos furtos.

“Assunto de Família” e “Le Livre D’Image” acumulam 9 Palmas de Ouro no lineup da Imovision, que anteriormente distribuiu os vencedores “Eu, Daniel Blake (2016)”, “Azul é a Cor Mais Quente (2013)”, “Amor (2012)”, “A Fita Branca (2009)”, “Entre os Muros da Escola (2008)”, “A Criança (2005)” e “Dançando no Escuro (2000)”.




Um ano recheado de novidades para a Imovision

Quando anunciada a seleção oficial do Festival de Cannes 2018, 7 filmes do lineup da Imovision estavam entre os selecionados. Da Competição; “Assunto de Família” de Kore-eda Hirokazu, “As is Purest White” de Jia Zangke, “Sorry Angel” de Christophe Honoré, “Le Livre D’Image” de Jean-Luc Godard e “3 Faces” de Jafar Panahi. Da seleção Cannes Classic “Bergman – A Year in a Life” de Jane Magnusson e da Semana da Crítica “Sir” de Rohena Gera.

Durante o festival, a distribuidora adquiriu o direito de mais dois filmes da competição: “Leto” do russo Kirill Serebrennikov, que era um dos grandes favoritos ao prêmio principal e “Yomeddine”, o filme de estreia do diretor egípcio Abu Bakr Shawky, um dos casos raro onde o filme de um diretor estreante entra para a competição. Da seleção “Um Certo Olhar”, a distribuidora adquiriu o filme da também estreante Vanessa Filho, com a grande atriz Marion Cotillard no papel da protagonista.

“The Summer House” a nova comédia italiana de Valeria Bruni-Tedeschi também foi assinado pela distribuidora durante o mercado em Cannes. Nenhum dos títulos mencionados possuem data de estreia prevista.

[Via assessoria]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.